Paraguay

Empresário cria ‘cerveja do agro’ à base de soja em MS e comemora sucesso; ‘valorizando a região’

Felipe Zuffo estuda e trabalha com cerveja desde 2006 e há anos testava a produção de uma bebida com soja. Apesar da composição, cervejeiro afirma que produto não tem gosto forte de soja, que serve como tempero e apresenta elementos funcionais para a bebida.

A soja é a principal cultura do agronegócio em Mato Grosso do Sul, sendo a maior responsável pelo valor bruto de produção no estado, devendo movimentar mais de R$ 30 bilhões apenas em 2021. Pensando nessa tradição regional, o empresário e mestre cervejeiro Felipe Zuffo criou uma cerveja à base de soja, vendida desde 2020 pela cervejaria Moagem, sediada em Campo Grande, capital sul-mato-grossense.

Zuffo, que estuda e trabalha com cerveja desde 2006, explica que a ideia da “Soy Bier”, como foi batizada a bebida, veio para valorizar a força da região. “”Historicamente, a cerveja se desenvolveu, especialmente em lugares com mais tradição na produção, em torno de fatores regionais. As grandes indústrias que massificaram a cerveja como um produto único, mas desde que comecei a estudar e desenvolver o produto, tive isso em mente, de fazer algo regional”, comenta.

Para a produção, o empresário e mestre cervejeiro fez uma parceria com o próprio pai, o agrônomo e agricultor Nilsso Zuffo. “Ele teve a vida inteira dedicada a melhoramento genético de soja. Até hoje, temos uma estação de pesquisa que trabalha com desenvolvimento do grão. Ele sempre me dá umas dicas de como funciona, então fizemos diversos testes com farelo, extrato, só proteína, até a “carne” de soja já foi testado, todos em momentos diferentes, de maneiras diferentes”, discorre.

O produto foi finalizado e começou a ser vendido no meio do ano passado, tendo “feedback muito positivo”, como comenta Felipe Zuffo. “Ela superou a venda inclusive do nosso último lançamento. É uma cerveja mais leve, que o pessoal pode tomar em maior volume. Não tem um gosto forte de soja, usamos como um tempero e como elemento que trás questões funcionais pra cerveja, como consistência e espuma”, explica.

A maior repercussão, no entanto, foi do público do agronegócio. O empresário conta que a iniciativa de fazer uma cerveja de soja, valorizando o produto local, fez com que produtores rurais e fazendeiros procurassem a bebida. “As pessoas se empolgam, por ser um produto do estado. O pessoal do agronegócio começou a chamar a gente de “cerveja do agro”. Não foi algo nem do nosso marketing, mas a gente se identificou e gostou”, comenta o empresário, bem humorado.

Se engana quem pensa que a única produção regional da cervejaria seja a bebida de soja. O cervejeiro também produz cervejas usando erva mate de tereré, bebida típica de Mato Grosso do Sul, e também com guavira, fruta típica do estado. “Também estamos fazendo outros experimentos, com bacupari, bocaiúva, laranjinha de pacu e outras. Queremos sempre valorizar o estado com nossos produtos”, afirma Zuffo.

A “Soy Bier” ainda é vendida apenas no estado de Mato Grosso do Sul, mas a intenção do empresário é de expansão. Um próximo passo para que o estado seja ainda mais valorizado Brasil afora. “Por mais que nossa produção ainda não seja grande, acaba sendo um produto que pode ser ícone nessa cadeia de produção e consumo, por usar a soja, cultura tão rica e forte por aqui”, finaliza Felipe Zuffo.

G1-MS

Football news:

Griezmann spoke with Hamilton and visited the Mercedes boxes at the Spanish Grand Prix
Barcelona feels that Neymar used it. He said that he wanted to return, but extended his contract with PSG (RAC1)
Aubameyang to the Arsenal fans: We wanted to give you something good. I am sorry that we could not
Atletico did not lose at the Camp Nou. Busquets' injury is the turning point of the match (and the championship race?)
Verratti injured his knee ligaments in PSG training. Participation in the Euro is still in question
Neymar's contract in one picture. Mbappe wants the same one
Manchester United would like to sign Bellingham in the summer, not Sancho. Borussia do not intend to sell Jude