Paraguay
This article was added by the user . TheWorldNews is not responsible for the content of the platform.

Feriadão: mais de 23 mil passageiros devem passar pelo Aeroporto de Campo Grande

O mega feriado conhecido também como a ‘semana do saco cheio’ se aproxima e os moradores se prepararam para deixar a cidade ou também receber visitas. O levantamento da Infraero indica que mais de 23 mil passageiros devem passar pelo Aeroporto Internacional de Campo Grande a partir de sábado (8).

Muitos repartimentos terão ponto facultativo no dia 10 de outubro, antecipação do Dia do Servidor, comemorado no dia 28. Assim poderão emendar com o feriado de Divisão de Estado e de Nossa Senhora Aparecida, comemorados no dia 11 e 12, respectivamente.

Segundo a Infraero, a estimativa de movimentação para o Aeroporto de Campo Grande é de 23,4 mil passageiros, entre os dias 7 e 12 de outubro. Em 2021, foram registrados 20,8 mil passageiros no período de 8 a 13 de outubro. Ou seja, um crescimento de 12,4% na movimentação.

A reportagem também questionou sobre quais os destinos mais procurados pelos sul-mato-grossenses, mas não foi respondida.

Em agosto de 2021 a obra de revitalização do aeroporto foi entregue pelo então ministro de infraestrutura, Tarcísio de Freitas. A obra que ampliou o terminal foi feita para também aumentar a capacidade de passageiros.

Vale lembrar que o aeroporto segue em obras, com 99,39% concluídas. Em setembro a Infraero informou que a construtora responsável pelas obras não cumpriu totalmente com o que estava firmado, o que a levará a rescindir o contrato e, após o processo de rescisão, será feita uma nova contratação para a finalização da reforma. 

Ampliação do Aeroporto Internacional de Campo Grande

No ano passado, foram concluídas as reformas de pátios e taxiway, regularização de faixa preparada, recuperação das drenagens do sítio aeroportuário e a ampliação do terminal de passageiros, sob o investimento de R$ 67 milhões pertinentes à estas entregas.

Segundo a Infraero, o tamanho da área total construída deve crescer 105,8%, as salas de embarque – doméstico e internacional quase duas vezes maiores, com aumento de 178% em tamanho, e o saguão com quase o dobro de tamanho, com acréscimo de 91,5%.

Já neste ano, foi terminada a reforma do terminal existente, completando as entregas de área construída de 7 para 14,8 mil metros quadrados; capacidade de processamento aumentada em 80%, de 2,5 para 4,5 milhões de passageiros/ano. 

A reforma também promete:

  • Modernização dos sistemas eletrônicos de controle (som ambiente, ar-condicionado, energia elétrica, rede de computadores e comunicação); 
  • Novo sistema de ar-condicionado; 
  • Eficiência energética (iluminação por LED, gerenciamento de energia, termoacumulação – dispositivo com materiais especiais que concentram baixas temperaturas no período de tarifa de energia barata para ajudar a climatização no período de tarifa alta, reduzindo custos);
  • Acessibilidade (novos sanitários adaptados; piso tátil, adequação de corrimãos e guarda-corpos).

De acordo com dados da Infraero, em agosto deste ano passaram 120.163 passageiros no Aeroporto de Campo Grande entre embarques e desembarques. No acumulado até o oitavo mês de 2022, a movimentação incluiu 863.650 mil passageiros

Em agosto de 2019, primeiro mês após o início da reforma, foram 125.881 embarques e desembarques, enquanto entre janeiro e agosto daquele ano foram 1.023.053. MIDIAMAX