Paraguay
This article was added by the user . TheWorldNews is not responsible for the content of the platform.

Força Nacional é chamada para atuar contra tráfico no Mato Grosso

O ministro da Justiça, Flávio Dino, assinou uma portaria para autorizar o uso da Força Nacional de Segurança Pública no Mato Grosso. A decisão foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (16/3).

O objetivo é colocar os homens da Força Nacional na prevenção e repressão do tráfico de drogas na fronteira do Brasil com a Bolívia. De acordo com o texto, a atuação vem “em caráter episódico e planejado” por 90 dias.

Mortes e prisões

No início de março, o presidente da Câmara Municipal de Rio Branco (MT), Jeozafá Moraes de Castro (PSDB), foi morto após confronto com a Polícia Civil de Mato Grosso. O vereador foi um dos alvos de uma operação policial, trocou tiros com um delegado durante a abordagem, mas acabou alvejado e não resistiu.

A ação policial em questão é a Operação Rota Cercada, deflagrada com o objetivo de cumprir 40 mandados judiciais de prisão e de buscas contra integrantes de uma associação criminosa. Entre os delitos investigados estão tráfico de drogas, associação para o tráfico, tortura, homicídio, entre outros.

Só este ano, dois homicídios recentes ocorridos em Rio Branco são atribuídos ao grupo criminoso investigado. Em 8 de fevereiro, o corpo de um homem identificado como Fernando de Jesus Abreu, 30 anos, foi encontrado em uma rua da cidade, alvejado por disparos de arma de fogo no rosto. Em 15 de fevereiro, o corpo de Adriano Paulo de Souza, 40, foi encontrado em uma obra, atingido por disparos de arma de fogo.

Também no início de março, um piloto que divulgava voos nas redes sociais foi preso em operação coordenada pela Polícia Federal (PF) transportando meia tonelada de cocaína, nas proximidades da fronteira do Mato Grosso com a Bolívia.

(Metrópoles)