Paraguay

Idosa de 117 anos é vacinada contra Covid-19 no Cabo de Santo Agostinho

Maria do Livramento Silva, nascida em 13 de fevereiro de 1904, recebeu a 1ª dose da vacina nesta quinta-feira (25). Família conta que ela trabalhou até os 75 anos como empregada doméstica.

Com 117 anos recém-completados, Maria do Livramento Silva foi vacinada contra a Covid-19 na manhã desta quinta-feira (25). Moradora do Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, ela recebeu a primeira dose do imunizante Oxford/AstraZeneca de dentro de sua casa, no bairro de Garapu. Segundo a família, Maria trabalhou até os 75 anos como empregada doméstica.

“Eu sempre brinco que minha mãe tem mais saúde do que eu. Eu sou hipertensa, já ela não tem nenhuma doença, nada”, brincou sua filha caçula, Edileusa Eulália Silva, de 60 anos.

Ela contou que a mãe, apesar de lúcida e saudável, tem muito sono e prefere passar o dia dormindo. “Às vezes, me preocupo porque ela não quer acordar para comer. Mas ela vive tranquila e merece, batalhou muito nessa vida”, declarou.

Ao tomar a vacina, Maria também estava quase pegando no sono, mas não teve medo da agulha, tampouco achou ruim se vacinar. “Estamos fechadas em casa desde o ano passado. Tomar a vacina é um alívio, ela ficou feliz”, disse a filha. Daqui três meses, a idosa ainda precisa receber a segunda dose da vacina para completar a sua imunização.

Nascida em 13 de fevereiro de 1904, desde muito nova Maria foi empregada doméstica. Criou 12 filhos com o sustento que tirava das casas de família nas quais trabalhava no Recife. Seu marido faleceu quando o filho mais velho tinha 37 anos e a filha mais nova 12.

Desse momento em diante, Maria ainda seguiu na labuta, até ser convencida a descansar aos 75 anos. “Demorou até a gente convencer a minha mãe a parar, foi só quando uma das netas nasceu e minha irmã pediu para ela ajudar”, contou Edileusa. G1

Football news:

Andy Robertson: Few believe in Liverpool, but we're still in the game
Klopp on the Real Madrid game: Liverpool have nothing much to lose. We will try to win, and then we will see
Borussia Dortmund coach Edin Terzic shared his thoughts about the upcoming game with Manchester City in the 1/4 League final
Ilkay Gundogan: Holand is an amazing player. He has the right attitude to climb to the top
PSG and Bayern Munich are bidding for Lucas Vazquez. He can't agree with Real Madrid
Allegri told Agnelli when he retired: Get rid of Ronaldo, he hinders the progress of the team and the club
Ibrahimovic was suspended for 1 match for insulting the referee