Paraguay

Mãe morre de Covid dias após a filha de 26 anos no interior de SP: ‘Uma não ficava sem a outra’, diz amiga

Amanda e Elaine Araújo moravam em Bauru (SP) e, sem outros familiares na cidade, lutaram juntas contra o coronavírus. ‘Elaine não soube da morte da fillha Amanda, ela já estava sedada’, diz amiga. Namorado da jovem também pegou Covid.

Uma jovem de 26 anos e a mãe dela, moradoras de Bauru (SP), morreram de Covid-19 com pouco menos de dez dias de diferença. Por causa do convênio, Amanda e Elaine Araújo ficaram internadas em hospitais diferentes na cidade, mas lutaram sempre juntas contra a doença.

A jornalista Juliana Costa Neves, amiga de Amanda, e que acompanhou os boletins médicos que eram enviados sobre as duas quando estavam na UTI, contou ao G1 que mãe e filha eram bastante próximas e foram piorando ao mesmo tempo.

“A Elaine não soube da morte da filha Amanda, ela já estava sedada. E eu fiquei pensando que talvez foi melhor ela não saber mesmo. Se a tia voltasse boa, ela ia sofrer mais ainda. Ela sempre falava pra mim que não conseguiria ficar sem a Amanda. Era muito complicado. Uma não ficava sem a outra”, conta Juliana.

Mãe e filha, moradoras de Bauru, morreram de Covid com quase dez dias de diferença — Foto: Arquivo pessoal

Mãe e filha, moradoras de Bauru, morreram de Covid com quase dez dias de diferença — Foto: Arquivo pessoal

Amanda e Elaine começaram a ter sintomas de Covid alguns dias depois que a jovem e o namorado, Raul de Luca Mosca, voltaram de uma viagem para São Paulo em abril. Eles tinham ido visitar o avô de Raul, que estava com câncer e morreu dias depois da visita.

Os três sentiram os sintomas, testaram positivo para coronavírus e, com o passar do tempo, tiveram o quadro de saúde agravado. Todos também tiveram que ser internados, mas Raul se recuperou e deu apoio à família no período em que as duas estavam em tratamento.

Amanda, que era formada em Relações Públicas, fazia mestrado e trabalhava como bolsista em uma faculdade, morreu na madrugada do dia 1º de maio. Já Elaine, aposentada, também não resistiu às complicações da doença e morreu na noite do dia 10.

“Quando a Elaine ficasse sabendo [da morte da filha], ela não ia conseguir passar por tudo isso. A vida dela era a Amanda. A Elaine não tinha mais os pais, a família delas é de São Paulo, mas eram só as duas, as duas e os amigos. Talvez tenha sido até melhor porque o sofrimento que ela ia passar, Deus poupou isso dela. Eu prefiro pensar assim”, conta Raul, namorado de Amanda.

Amanda e Elaine deixaram muitos amigos. Para Juliana, que fez faculdade com a jovem, morte das duas foi um choque para todos da universidade.

“A hora que vem a notícia é muito impactante porque sabe quando você está conversando com uma pessoa e depois ela não está mais aqui? Fiquei muito triste. O pessoal da nossa turma na época ficou em choque, todo mundo me procurava para saber em detalhes, aí eu lembrava. Veio um ‘filmaço’ na minha cabeça e é difícil acreditar realmente.”

Amanda e Juliana fizeram faculdade juntas em Bauru — Foto: Arquivo pessoal/Juliana Costa Neves

Amanda e Juliana fizeram faculdade juntas em Bauru — Foto: Arquivo pessoal/Juliana Costa Neves G-1

Football news:

Smertin recalls Euro 2004: he almost fought in the joints, defended against the young Cristiano and understood the excitement of the Bridge
Gareth Southgate: We shouldn't be football snobs. In matches with top teams, diversity is important
Leonid Slutsky: I am still sure that the Finnish national team is the outsider of our group. They were very lucky against Denmark
I'm not a racist! Arnautovic apologized for insulting the players of the national team of North Macedonia
Gary Lineker: Mbappe is a world-class star, he will replace Ronaldo, but not Messi. Leo does things that others are not capable of
The Spanish fan has been going to the matches of the national team since 1979. He came to the Euro with the famous drum (he could have lost it during the lockdown)
Ronaldo removed the sponsored Coca-Cola at a press conference. Cristiano is strongly against sugar - does not even advertise it