Paraguay

Mosquitos que inibem a transmissão da dengue serão soltos dia 10 de dezembro

Aedes aegypti será solto com a bactéria Wolbachia, que impede desenvolvimento do vírus de doenças

A soltura dos mosquitos Aedes aegypti com a bactéria Wolbachi, que inibe a transmissão do vírus da dengue, zika e chikungunya, começa no dia 10 de dezembro, em sete bairros de Campo Grande.

Inicialmente, os mosquitos serão soltos no Guanandi, Aero Rancho, Batistão, Centenário, Coophavila II, Tijuca e Lageado.

Na segunda etapa, que ocorrerá no próximo semestre, a liberação será nos bairros Centro Oeste, Vila Jacy, Jockey Clube, Moreninhas, Pioneiros, Parati, Alves Pereira, Piratininga, Taquarussu, Jardim América e Los Angeles.

As liberações em Campo Grande serão realizadas diariamente, durante 16 semanas, por equipes da prefeitura, com apoio das equipes doWorld Mosquito Program (WMP Brasil).

No dia 10 também será inaugurada a Biofábrica do Método Wolbachia na cidade.

Wolbachia

A ação é realizada a partir da introdução de uma bactéria comum em 60% das espécies de insetos, no mosquito do Aedes aegypti, esse procedimento impede que o vírus de doenças no organismo do mesmo se desenvolvam. 

Com isso, se torna possível combater doenças como a chykungunya, dengue e zika causadas pelo mosquito.

O método surgiu na Austrália pelo Word Mosquito Program (WMP), que visa combater doenças transmitidas por mosquitos.  

A fundação Oswaldo Cruz foi quem implementou a iniciativa no Brasil, em parceria com governos locais e financiamento do Ministério da Saúde.

Atualmente Campo Grande (MS), Petrolina (PE) e Belo Horizonte (MG) são as cidades que se encontram em processo de implantação do WMP.

Correio do estado

Football news:

Benteke could move from Crystal Palace to West Brom
En-Nesiri is the 1st Sevilla player in 81 years to score a hat-trick in 2 consecutive La Liga home games
Real Madrid coach Bettoni about 4-1 with Alaves: A well-deserved win. Zidane is very happy with the game
Benzema is about 4:1 with alavesa: a Good game is important for confidence. After a tough week, Real Madrid are on the right track
Cheltenham scored against Man City after an out - in the best tradition of Rory Delap. Throw the ball to 30 meters helped the towel
Benzema has scored 15+ goals in 10 of his 12 seasons at Real Madrid
Ibrahimovic-Zapate: I've scored more goals than you've played in your career