Paraguay

Novembro fecha com 1,3 mil casos de Covid, dobro de internações e 12 óbitos em Dourados

Balanço com base em dados do coronavírus (Covid-19) em Dourados mostram que a doença continua avançando na cidade. 

Durante o mês de novembro foram 1.390 casos novos registrados no município, além de alta na média móvel e na quantidade de pacientes internados. 

Nos últimos 30 dias transpassados, 12 douradenses perderam a vida após serem diagnosticados com a Covid, sendo o óbito recente registrado no boletim municipal desta segunda-feira (30), como divulgado pelo Dourados News no início da tarde. 

Outro dado importante, construído com base nos arquivos de boletins diários sobre a doença, se refere a quantidade de moradores de Dourados internados em hospitais públicos e particulares. 

Unidades hospitalares passaram de 25 pessoas internadas no dia 30 de outubro para 53 pacientes atualmente. Há exatamente um mês, haviam 14 pacientes em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Hoje o número de pacientes de Dourados em estado grave diagnosticado com a Covid é de 26.

MÉDIA MÓVEL

Da primeira para quarta semana de novembro a alta na média diária de novos casos de coronavírus em Dourados foi de 81%. Entre os dias 3 e 9 deste mês a média móvel chegou em 32,7. Já na quarta semana de novembro, entre os dias 24 e 30, esta taxa atingiu 59,4.

A média móvel atual de 59,4 é a mais expressiva em Dourados desde início de setembro, quando a taxa em 67,8, como é possível observar através do gráfico: 

Gráfico: Wender Carbonari/Dourados News

Quantidade de testagens positivas e descartadas no decorrer da última semana transpassada: 

24/11 – 39 testes positivos/198 testes descartados

25/11 – 73 testes positivos/159 testes descartados

26/11 – 37 testes positivos/58 testes descartados

27/11 – 26 testes positivos/92 testes descartados

28/11 – 118 testes positivos/251 testes descartados

29/11 – 83 testes positivos/321 testes descartados

30/11 – 40 testes positivos/204 testes descartados

Total de 416 testes positivos e 1.283 testes descartados durante a semana após resultados emitidos pelo Lacen/MS (Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul). 

A média móvel é uma das ferramentas indicadas por epidemiologistas para monitorar o comportamento de doenças transmissíveis, como no caso do coronavírus. Ela ajuda a compactar as confirmações que podem variar dependendo do dia da semana ou do fluxo do sistema de coleta e análises das amostras para testagens. DOURADOS NEWS

Football news:

Wayne Rooney: It's time to lead the younger generation. I had a great career
Lineker on Rooney: One of our greatest players. England would have won Euro 2004 had he not been injured
Chelsea will give Drinkwater the third rent - Kasimpasa. He has not played since February
Neymar: I became an icon and idol in football. Courage is my main advantage
Ole Gunnar Solskjaer: Liverpool want to beat everyone. Manchester United knows that they can beat anyone
Messi missed today's Barca training session
There are three candidates left in Barca's presidential race (one more starred in tears). Here are their programs and plans for Messi