Paraguay
This article was added by the user . TheWorldNews is not responsible for the content of the platform.

O exercício que ajuda a viver mais anos e melhora a memória

Sim, você leu corretamente. De acordo com Michael Mosley, médico e autor de diversos livros, a prática da natação não só pode aumentar a longevidade, mas também aprimorar a memória e o tempo de reação, entre outros benefícios para a saúde.

No seu podcast, o médico enfatiza que a natação não só beneficia o corpo, mas também o coração, uma vez que contribui para melhorar a elasticidade das artérias, de uma maneira que outros exercícios terrestres não conseguem proporcionar.

Ele menciona um estudo conduzido na Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, que examinou cerca de 40 mil homens com idades entre 20 e 90 anos ao longo de uma década. Os resultados revelaram que os nadadores apresentavam uma taxa de mortalidade mais baixa.

Quando se trata dos efeitos positivos no cérebro, o médico se baseia em outra pesquisa que demonstrou que apenas sete dias de natação aprimoraram a memória em ratos. Estudos em seres humanos também apontaram resultados semelhantes, incluindo um aumento na função cerebral e uma melhoria no tempo de reação.

Mosley destaca que a natação é um exercício extremamente completo, pois envolve a ativação de diversos grupos musculares diferentes e, o mais importante, a resistência da água proporciona um estímulo adicional ao treinamento.