Paraguay
This article was added by the user . TheWorldNews is not responsible for the content of the platform.

Oktoberfest Blumenau veta cerveja com aroma semelhante ao de cannabis

Bebida, que foi anunciada como novidade na festa pela Cervejaria Balbúrdia, foi retirada do cardápio na terça-feira. Notificação para a retirada do produto foi dada pelo prefeito da cidade.

Por Caroline Borges, g1 SC

Uma cerveja com aroma semelhante ao de cannabis foi barrada pela organização da Oktoberfest Blumenau 2022. A bebida, que foi anunciada como novidade na festa pela Cervejaria Balbúrdia, foi retirada do cardápio na véspera da abertura do evento, que inicia nesta quarta-feira (5). Em nota, a empresa lamentou a decisão (leia abaixo).

Procurada, a organização do evento informou à reportagem do g1 SC nesta quarta-feira (5) que a determinação para a notificação foi dada pelo prefeito Mário Hildebrandt. Informou, ainda, que o município “reitera o compromisso com as causas sociais e a missão de deixar um legado com a história da Oktoberfest”.

Hemp, nome da cerveja, não leva cannabis e nem princípio psicoativo na fórmula. Segundo a Cervejaria Balbúrdia, ela tem apenas derivados de terpenos botânicos extraídos de flores e outras plantas.

A empresa esclareceu também que o rótulo (imagem acima) é registrado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e não contém nenhum produto ilegal. A cerveja saiu da Oktoberfest, mas será vendida em bares da cervejaria em Blumenau e Itajaí, no Litoral Norte, informou a Balbúrdia.

1% do valor total destinado à prevenção

Composta pela prefeitura e o Parque Vila Germânica, a organização do evento afirmou também que desde a edição de 2018 a festa tem como objetivo atuar em causas sociais. Por isso, o repasse do valor bruto referente a 1% da venda de bebidas alcoólicas na Oktoberfest é feito ao Fundo Municipal para Ações de Políticas Públicas sobre Drogas (Fremad).

O valor é destinado para ações de prevenção e tratamento de dependência de álcool e outras drogas.

Íntegra da nota

“A Balbúrdia Cervejaria vem a público informar que recebeu com surpresa, no dia de hoje (4/10), notificação da Fundação Promotora de Eventos e Exposições de Blumenau (Proeb), realizadora da 37ª Oktoberfest, solicitando a retirada de comercialização da cerveja Balbúrdia Hemp da festa.

A Cervejaria lamenta a decisão da organização da festa esclarecendo que o referido rótulo tem os devidos registros no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, não contendo qualquer produto ilegal em sua composição.

Os aromas semelhantes à cannabis são derivados de terpenos botânicos extraídos de flores e outras plantas, e também do lúpulo, não possuindo qualquer princípio psicoativo.

Tais cervejas são comercializadas legalmente no Brasil e em outros países, sendo inovadoras do ponto de vista sensorial e trazendo uma experiência degustativa para os apreciadores das cervejas artesanais.

Apesar da retirada de comercialização da Oktoberfest, a Balbúrdia Cervejaria continuará presente nesta edição da festa com outras cervejas e a Balbúrdia Hemp estará disponível, a partir de hoje, nos bares da cervejaria em Blumenau e Itajaí. Ein prosit!”