Paraguay
This article was added by the user . TheWorldNews is not responsible for the content of the platform.

Terapia baseada em células humanas aumenta perspectiva de sobrevida para pacientes com câncer

Nos tumores hematológicos (com origem em células sanguíneas), tratamentos com as chamadas células CAR-T podem ter resultados melhores do que os convencionais e aumentar as perspectivas de sobrevida dos pacientes.

(FOLHAPRESS) – Cirurgia, quimioterapia e radioterapia são as terapias oncológicas mais conhecidas, mas novas modalidades surgiram e melhoraram o prognóstico.

Nos tumores hematológicos (com origem em células sanguíneas), tratamentos com as chamadas células CAR-T podem ter resultados melhores do que os convencionais e aumentar as perspectivas de sobrevida dos pacientes.

O CAR-T é uma terapia imunocelular, ou seja, sua produção tem como base as células humanas e sua capacidade imune, explica Marta Maria Moreira Lemos, coordenadora médica do setor de hemoterapia e terapia celular do A.C.Camargo.

A implementação de estruturas para tratamento com essa tecnologia, o impacto da terapia na jornada do paciente oncológico e os desafios de acesso foram debatidos em painel organizado pelo A.C.Camargo Cancer Center no 9º Congresso Todos Juntos Contra o Câncer, realizado pela Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia). Promovida nesta quinta-feira (29), a mesa foi mediada por Wilson Leite Pedreira Jr., diretor de negócios e relacionamento do hospital.

Mieloma múltiplo, leucemia linfoblástica aguda B (LLA-B) e alguns linfomas não-Hodgkin, que se espalham de forma desordenada, podem responder bem ao tratamento.

O desenvolvimento começa com a coleta de linfócitos T (células de defesa) do paciente. O material é enviado a um laboratório, onde é modificado geneticamente por meio de vírus que invadem os linfócitos e alteram o DNA para fazer com que eles se conectem às células tumorais para atacá-las e eliminá-las.

Após esse processo, as células de defesa modificadas ficam em cultura, para que se multipliquem até atingirem quantidade suficiente para destruir as células cancerosas.

Em até 60 dias, o processo resulta no produto final, que é encaminhado ao hospital e aplicado no paciente com uma transfusão de sangue. No Brasil, diz Lemos, a primeira experiência com CAR-T ocorreu em 2019, no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (Universidade de São Paulo).

No mesmo ano, o A.C.Camargo começou a planejar a infraestrutura de implementação do CAR-T, que envolveu investimentos em fatores como qualificação profissional, definição da jornada do paciente, criação e revisão de protocolos clínicos e adequação do espaço físico, afirma a enfermeira Vanessa Camandoni, especializada em oncologia e gerente de operações responsável pela área de terapias ambulatoriais do hospital.

Antes de receber o tratamento imunocelular, o paciente é avaliado em consulta e discute-se sua elegibilidade à terapia.
Se o caso for compatível com o CAR-T, inicia-se o processo de coleta, produção e aplicação, seguido pela monitorização precoce e pelo acompanhamento a longo prazo, etapas em que o paciente fica internado para que a equipe multidisciplinar observe efeitos colaterais, explica Camandoni.

Se a equipe multidisciplinar é treinada e identifica sintomas de eventos adversos precocemente, como a febre, é possível lidar bem com os possíveis efeitos colaterais, diz Jayr Schmidt Filho, líder do Centro de Referência de Neoplasias Hematológicas do A.C.Camargo.

Segundo ele, o CAR-T é benéfico principalmente para pacientes de mieloma múltiplo, leucemia linfoblástica aguda B (LLA-B), linfoma difuso de grandes células B e linfoma folicular que já fizeram outros tipos de tratamento, mas não tiveram boa resposta ou apresentaram recidiva.

Os tratamentos com CAR-T já aprovados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) estão em fase de precificação pela CMED (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos), órgão interministerial que discute e estabelece os preços máximos de medicamentos no país, diz Pedreira Jr..

Ele estima que o custo deve ser de aproximadamente US$ 500 mil (cerca de R$ 2,7 milhões). Analisando o preço, o impacto positivo na sobrevida com qualidade do paciente e as outras alternativas de terapias, estudos internacionais mostram que o custo-efetividade se justifica, diz o diretor.

Apesar da eficácia, completa Pedreira Jr., o SUS (Sistema Único de Saúde) terá dificuldades para adotar terapias de CAR-T devido à defasagem da tabela de remuneração, à escassez de recursos para a saúde e ao atraso do país em atenção oncológica básica –ou seja, ainda não se garante que pacientes façam consultas e exames em tempo hábil para ter o diagnóstico precoce de câncer.