Paraguay
This article was added by the user . TheWorldNews is not responsible for the content of the platform.

Tesla Optimus é revelado e aparece em fábrica de carro

Elon Musk apresentou na noite de sexta-feira (30), o Tesla AI, evento de tecnologia da marca de carros elétricos, associado com inteligência artificial e que teve o ponto alto na apresentação do robô Optimus.

Focado na contração de engenheiros de IA e robótica, segundo Musk, o Tesla AI apresentou ainda a proposta de carros da Tesla reconhecerem uns aos outros, assim como apresentação do hardware Dojo, centrado em IA da marca.

No caso do Optimus, o robô da Tesla se apresentou em sua forma “esquelética”, revelou sensores, processadores e seu núcleo de energia, andando e gesticulando para a plateia entusiasmada.


Contudo, a versão final do Optimus foi mostrada em um suporte, porém, o robô estava funcional, revelando a aparência do autômato que a Tesla cogita comercializar.

Apresentado inicialmente como Tesla Bot, o robô foi criado a partir da tecnologia usada no FSD da Tesla e agora apoiado pelo hardware Dojo, que treina a IA, sendo o “cérebro” do robô, também chamado Bot Brain.

Com bateria de 2,3 kWh, o Optimus se conecta com Wi-Fi e LTE (redes 4G ou 5G), tendo 1,77 m de altura e pesando 68 kg. Ele pode andar até 8 km/h e transportar até 20 kg, erguendo seu próprio peso se necessário.

Num vídeo apresentado no evento, o Tesla Optimus aparece em uma linha de produção de automóveis da marca, fazendo uma tarefa atribuída a um ser humano.

Musk desde o início diz que o robô foi desenvolvido para realizar tarefas chatas feitas pelo homem, mas ainda não há indicativo de que sua produção em massa possa ser usada na linha de montagem em substituição aos empregados humanos.

Para os consumidores, o Optimus custará “uns US$ 20 mil”, segundo Musk, o que daria uns R$ 108 mil em conversão direta.

Musk reforçou que o Optimus usa sua IA para entender o ambiente onde está servindo, diferente dos robôs já vistos, que apenas executam tarefas pré-programadas e sem nenhum entendimento do que fazem.

A mesma tecnologia IA do Optimus é usada nos carros da Tesla com FSD, que Musk ampliou para 160.000 usuários beta.

O hardware Dojo poderá ser fornecido pela Tesla para outras empresas treinarem suas IA’s.

Sua produção em massa deve considerar o baixo custo e a larga escala, assim como o menor uso possível de energia.

Com produção esperada para 2023, o Tesla Optimus quer revolucionar como o primeiro robô funcional, que pode ser de uso pessoal ou comercial.