Paraguay

Tragédia na Índia: mortos sendo cremados ao ar livre

Imagens dos crematórios improvisados ao livre colocam em causa números revelados pela Índia

Com uma população de 1,3 mil milhões de habitantes, a Índia com um surto devastador em andamento. Só em abril, o país registrou quase seis milhões de novos casos.

A Sky News, que fez uma série de reportagens no país, indicando que o número total de mortes (cerca de 190 mil desde o início da pandemia) parece menor, tendo em conta a densidade populacional. Um dos aspectos mais chocantes da realidade indiana são os crematórios ao ar livre, imagens que estão sendo difundidas pelas diversas agências de notícias.

Estes crematórios improvisados, que não tinham ainda sido filmados, foram vistos em vários locais, desde Nova Deli, a Ghaziabad ou Uttar Pradesh. De acordo com a Sky News, em todos os locais foram encontrados sinais de que o número de corpos que dão entrada nos crematórios é subnotificado.

Porém, quando questionaram as autoridades públicas sobre o número de mortes naquele dia, foram reportadas 20. Um número que a estação concluiu ser errado, tendo em conta apenas o tempo em que estiveram acompanhando a atividade daquele crematório particular.

A pessoa explica que publicações como esta “circulam nas redes sociais da diáspora indiana” e alerta que é “uma narrativa profundamente manipuladora” para “desviar a atenção das realidades na Índia”. “Isto vai ajudar num encobrimento por parte do governo, mais tarde”, indicou.

De acordo com a utilizadora de Twitter, “as imagens dos crematórios servem para mostrar que o número baixo de mortes por Covid-19 dado pelo governo é mentira, com alguns estados ameaçando os laboratórios para emitir apenas resultados ‘não Covid’, médicos e hospitais ordenados a não passar certificados de óbito com Covid na causa de morte”.

Na terça-feira, o professor universitário Gautam Menon, especialista em modelos de previsão da pandemia, disse à Lusa que a Índia só deverá atingir o pico da segunda vaga “em meados de maio”, podendo chegar aos 500 mil casos diários. 

Football news:

Goalkeeper of the national team of Ukraine Buschan about the match with the Netherlands: I do not consider myself a hero
The match between Denmark and Finland could not be played on the same day. The players didn't have to decide that
A fan fell from the Wembley stand at the England - Croatia match. He is in hospital in a serious condition
Sweden is even glad that Zlatan is not in the Euro. The fans love the team more without him, and the coach is happy when everyone plows
Lionel Messi: Everyone is at risk of contracting the coronavirus. It's exciting, we're concerned
Braithwaite on Eriksen: One of the scariest moments of my life. Happy to be alive
Unbearably boring England: no passes through the centre, a wild emphasis on standards, but a superb Calvin Phillips