Paraguay

Vírus que ataca planta evita câncer metastático em teste com roedores

De acordo com a Galileu, antes do tratamento ser oferecido a pacientes humanos, os cientistas querem realizar estudos adicionais sobre imunotoxicidade e farmacologia

Investigadores norte-americanos injetaram partículas do vírus em ratos que sofriam de câncer de mama metastático ou de melanoma e constataram que tal preveniu e atenuou a disseminação desse câncer até aos pulmões dos roedores, revela um estudo divulgado na revista científica Advanced Science e citado na revista Galileu. 

Os pesquisadores da Universidade da Califórnia em San Diego, nos Estados Unidos, pretendiam manipular o vírus do feijão-frade de forma a impulsionar o organismo a destruir as células tumorais. Apesar do micróbio não ser infeccioso, tem a capacidade de alertar o sistema imunológico de modo a auxiliar na defesa dos pulmões. 

Segundo a revista Galileu, os especialistas criaram nanopartículas virais em laboratório que atingissem a proteína S100A9, que ajuda a combater infecções pulmonares. Mais ainda, essa proteína também atenua a propagação do tumor cancerígeno quando presente em grande quantidade.

Adicionalmente, os cientistas trataram animais que já haviam adoecido naturalmente com cânceres metastáticos que lhes afetavam os pulmões. E detectaram que os tumores diminuíram e os roedores sobreviveram por mais tempo, comparativamente aos animais que não foram sujeitos à mesma terapia. 

As nanopartículas do vírus teriam assim atuado nos pulmões, recrutando células imunológicas.

“Estas células podem alterar o microambiente tumoral para se tornarem mais adeptas a combater o câncer – isso inclui não apenas tumores já estabelecidos, mas também futuros tumores”, compartilhou num comunicado Eric Chung, aluno de doutorado. em bioengenharia que colaborou com o estudo. 

De acordo com a Galileu, antes do tratamento ser oferecido a pacientes humanos, os cientistas querem realizar estudos adicionais sobre imunotoxicidade e farmacologia. Esperam também combinar o método do vírus do feijão-frade com outros tratamentos, tais como quimioterapia, radioterapia e medicamentos. 

Football news:

Zinedine Zidane: Benzema deserved the Golden Ball, I would give the prize to him. Now he is above the sky
Aguero is in Barca's bid for the match with Valencia. He has not yet made his debut for the club
Barcelona will not try to sign Pogba because of Raiola's high salary and commission
A Lazio fan insulted Inter defender Dumfries on racial grounds. The moment got into the broadcast
Coach Anjera: Benzema deserved the Golden Ball. It will be sad if he doesn't get it. Karim is an example of a striker
Gary Neville: Salah can be the best in the world. Messi, Ronaldo, Neymar and Mbappe are not at the same level as before
Sadio Mane: Salah and Firmino are among the best players in the world. I am proud that I scored 100 goals in the Premier League