Sao Tome
This article was added by the user . TheWorldNews is not responsible for the content of the platform.

Conceição Lima – Jornalista e Poetiza São-Tomense, homenageada em Lisboa

Conceição Lima – Jornalista e Poetiza São-Tomense, homenageada em Lisboa pelo Clube Literário Kalunga em calorosa sessão poética, com a viola e a voz de Tonecas Prazeres, as palavras elogiosas de Inocência Mata e as presenças de vários poetas e jornalistas.

A sessão foi também  oportunidade para autografar o seu novo livro O MUNDO VISTO AO MEIO e destacar a poesia  da comunidade que faz parte: de  Resistência! Resiliência!  Solidariedade! Amor! Universalidade.

“Poéticas Afro-Atlânticas em Lisboa”, é o nome da tertúlia que ocorre na última quarta-feira de cada mês de Janeiro a Novembro, num dos espaços da Livraria Snob (Travessa de Santa Quitéria, 32A), promovendo o encontro de poetas dos países africanos, europeus e americanos historicamente ligados pelo Atlântico, organizada pelo Clube Literário Kalunga – palavra que significa mar em quimbundo. Com  microfone á leitura de poemas, quer dos poetas homenageados, quer à livre escolha de cada um.

Na sessão, desta última quarta-feira, foi distinguida a jornalista e poetiza, Conceição Lima, que, no momento  de  manifestar o seu agradecimento pela distinção, confessou, que, se  por um lado, tomo como reconhecimento de alguma da minha poesia, é também do reconhecimento da poesia de S. Tomé e Príncipe, que é uma poesia que já produziu grandes nomes: Francisco José Tenreiro, Alda do Espirito Santo e Maria Manuela Margarido.

Confessando que  gostaria de felicitar, vivamente, os organizadores! Os investigadores! De uma iniciativa como esta. Uma iniciativa que nos fala da impressibilidade da poesia do Atlântico, como ponto de interceção! De África! Portugal! Brasil! Columbia.

E sublinhado  que esta iniciativa é maravilhosa! É necessária!  E poderá – quem sabe – inspirar iniciativas similares ou de inspiração onírica!

Eu gostaria também de dizer que a minha presença aqui está colocada por uma certa timidez!… Mas, ao mesmo tempo, por uma certo sentido de uma certa comoção  e de privilégio!… Porque eu tenho consciência da comunidade, no seio da qual me encontro: uma comunidade de poetas e de poetizas e que fazem da poesia, aquilo que é: Resistência! Resiliência!  Solidariedade! Amor! Universalidade

Na sessão da referida tertúlia, em que, Conceição Lima, também concedeu autógrafos da sua última obra, O MUNDO VISTO NO MEIO,   a ser lanaçado em Março próximo, participaram os poetas  João Melo e Zetho Gonçalves (Angola), Ronaldo Cagiano e Ozias Filho (Brasil), Filinto Elisio (Cabo Verde), Luís Castro Mendes, Luís Filipe Sarmento, Dinis Machado e Maria João Cantinho (Portugal), e ainda Brassalano Graça (São Tomé e Príncipe/Portugal).

Jornalista : Jorge Trabulo Marques / Portugal