Sao Tome
This article was added by the user . TheWorldNews is not responsible for the content of the platform.

Delfim Neves ilibado da suspeita de alegada tentativa de golpe de Estado

O Ministério Público divulgou o resultado da investigação sobre os acontecimentos de 25 de novembro, que tiveram lugar no quartel do exército.

Numa nota à imprensa, o Ministério Público garante que durante 3 meses de investigações não encontrou provas que pudessem culpabilizar Delfim Neves, ex-Presidente da Assembleia Nacional na realização do alegado golpe de Estado no dia 25 de Novembro de 2022.

«As suspeitas iniciais sobre os cidadãos Delfim das Neves, Rivaldo das Neves, Emerson Costa, Cruiff da Conceição, Fredson Almeida, José de Sousa Pontes e Silvino Mendes da Pina não se consubstanciaram em suficientes indícios, razão pela qual os autos foram, quanto aos mesmos, arquivados por insuficiência de indícios, sem prejuízo de ulterior reabertura em caso de melhor prova», diz a nota do Ministério Público.

Numa primeira reacção, Delfim Neves, disse que a notícia é feliz mas também amarga.

«É uma notícia feliz, mas com sabor também amargo. Depois desta angústia e martírio, conclui-se que efectivamente nunca estive envolvido nesta inventona, ou intentona, nem sei o nome que se deve dar», frisou..

O sabor amargo da notícia tem outra explicação. «Quando digo sabor amargo, é porque eu estive no corredor da morte. Significa que se eu morresse esta seria a notícia a transmitir a minha família. Afinal de contas o vosso pai, o teu marido nada tinha a ver com este assunto. É triste», precisou..

Delfim Neves agradeceu a Deus, aos seus familiares e a todos que acreditam e  sabem «que eu nunca seria capaz, de fazer política com mãos sujas de sangue».

O ex-Presidente da Assembleia Nacional, alertou que a decisão do ministério público de iliba-lo da suspeita de ser o mandante ou financiador da alegada tentativa de golpe de Estado, não devolve a tranquilidade e o sossego a sociedade são-tomense.

«Devo dizer que esta decisão não sossega em absoluto a sociedade são-tomense. Cada um tem que assumir as suas responsabilidades e encontrar o melhor caminho para apaziguar a sociedade e unir os são-tomenses», afirmou.

A fractura na sociedade são-tomense, foi irrigada pela primeira vez com sangue, no dia 25 de Novembro de 2022. «Porque se estávamos divididos antes de 25 de Novembro, depois de 25 de Novembro estamos muito mais divididos. E nenhuma sociedade dividida como está São Tomé e Príncipe poderá desenvolver», explicou Delfim Neves.

Apelou a coesão nacional, para salvar as ilhas maravilhosas de São Tomé e Príncipe.

Abel Veiga