Sao Tome
This article was added by the user . TheWorldNews is not responsible for the content of the platform.

Estratégia “Causa Água Izé” foi apresentada ao Primeiro Ministro

O primeiro-ministro Patrice Trovoada foi informado e com detalhes sobre o projecto de transformação da roça Água Izé, num pólo de desenvolvimento, cultural, histórico e turístico.

O projecto está a ser implementado pela Associação Roça Mundo de São Tomé e o Instituto Universitário de Arte, Tecnologia e Cultura de Cabo Verde, M_EIA.


De 27 de Julho ao 3 de Agosto de 2023, Água Izé vai ser palco de um seminário internacional, que vai debater o projecto de desenvolvimento integrado, para a roça.

«O que estamos a fazer é visitas ao espaço, e reuniões de trabalhado para concertarmos uma estratégia que nós denominamos de “Causa Água Izé”, que terá projectos de intervenção multidisciplinar…», revelou João Carlos Silva, Presidente da Associação Roça Mundo.

As universidades portuguesas de Coimbra e do Porto são parceiras do projecto, que começou a ser desenhado numa reunião internacional que decorreu em Lisboa, no mês de Novembro de 2022 na sede da UCCLA.

«A ideia é olharmos para frente e vermos como é que a sociedade civil desses dois países, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde, com parcerias que estamos a construir, podemos juntos inverter a situação que se vive hoje em água Izé», acrescentou João Carlos Silva. A nova Água Izé, que está a ser projectada, evolui de roça ou aldeia para um outro patamar.

«Fazer de Água Izé uma Vila no futuro e quem sabe, num futuro mais distante ainda uma cidade», frisou.

O Instituto Universitário de Arte, Tecnologia e Cultura de Cabo Verde – M_EIA manifestou-se determinado em participar na edificação da nova Água Izé.

«É um projecto importante para nós em Cabo Verde. É um desenho do futuro de São Tomé e de Cabo Verde», declarou Leão Lopes, responsável da M-EIA.

Valores históricos, culturais, arquitectónicos, e económicos de água Izé, vão ser tratados para dar futuro aos cerca de 2 mil habitantes da Roça.

«Há perspectivas interessantes que podem resultar nesta intenção de desenhar uma nova Água Izé. Para nós será um laboratório integrado, e a nossa esperança é que seja replicada aqui em São Tomé», pontuou Leão Lopes.

Uma causa, que segundo os seus promotores é de longo prazo, e que assenta nos afectos.

Abel Veiga