Sao Tome
This article was added by the user . TheWorldNews is not responsible for the content of the platform.

Exercício das FASTP contra contrabando fez recordar o crime de 2020

As forças armadas realizaram na quarta-feira, o último exercício no quadro das manobras militares internacionais Obangame Express 2023.

Operações de combate ao contrabando de mercadorias no mar de Fernão Dias marcaram o encerramento dos exercícios.

Palco das operações dos militares da guarda costeira e do exército, no combate ao contrabando de mercadorias, a Praia de Fernão Dias, foi o cenário de um simulacro, em que o navio Zaire projectou cerca de 40 fuzileiros navais no teatro das operações.

A embarcação suspeita de contrabando de mercadorias no mar foi interceptada, os contrabandistas foram detidos e as mercadorias apreendidas.

Em simultâneo a base logística dos contrabandistas em terra, foi assaltada pelos militares do exército.

«Nós estamos a prepararmos para que caso essa situação venha a acontecer no futuro, tanto a guarda costeira como o exército estejam prontos para dar resposta a este tipo de crime», declarou o segundo-tenente Maiquel Madre de Deus, na bqualidade de coordenador do exercício Obangame Express.

No entanto o cenário simulado de combate ao contrabando, já foi realidade na Praia de Fernão Dias em agosto do ano 2020.

Na altura os pescadores denunciaram que um navio estava a fazer transbordo de mercadorias no alto. Mercadorias que eram transportadas para a terra por uma embarcação menor. Várias viaturas receberam as mercadorias na Praia de Fernão Dias, e seguiram viagem para a capital São Tomé.

Fotografia de apreensão de mercadorias contrabandeadas no mar de Fernão Dias em agotos de 2020
Fotografia de apreensão de mercadorias contrabandeadas no mar de Fernão Dias em agotos de 2020

A população de Micoló, nos arredores da Praia de Fernão Dias, ergueu barricadas na estrada impedindo a passagem das viaturas que transportavam as mercadorias contrabandeadas no mar. A polícia Nacional juntou-se a população revoltada e prendeu os contrabandistas, as viaturas, e as mercadorias. A polícia nacional entregou tudo ao Ministério Público.

«Sim sim, ocorreu aqui em Fernão Dias. O caso está na justiça e ainda não foi julgado», revelou Maiquel Madre de Deus, segundo tenente da guarda costeira.

A justiça são-tomense ainda não conseguiu esclarecer o caso que ocorreu no ano 2020. O contrabando de mercadorias continua a ser uma ameaça real, nas praias de São Tomé.

A guarda costeira aproveitou os exercícios Obangame Express para intensificar o treino de operações combinadas entre as forças armadas e as demais autoridades civis e paramilitares que devem participar nas acções de luta contra o contrabando e outros crimes.

«No caso do contrabando, quando há um caso real, convidamos a polícia judiciária prque a Polícia Judiciária é um braço do Ministério Público, para fazer a investigação e a recolha de provas», precisou o segundo-tenente Maiquel Madre de Deus.

Já no caso de combate a pesca ilegal, a legislação revista em 2022, dá maior liberdade de intervenção a Guarda Costeira.

«No caso da pesca ilegal o normativo que foi recentemente aprovado pela direcção das pescas atribui a guarda costeira poderes para fazer a inspecção de pesca, em caso de ausência dos inspectores de pesca. No entanto numa operação coordenada devemos ter os inspectores de pesca nas embarcações de patrulha», explicou.

Durante 5 dias de exercício Obangame 2023, as forças armadas de São Tomé e Príncipe, estiveram envolvidas em manobras de combate a pirataria, a poluição marítima, e também em operações de busca e salvamento no mar.

Abel Veiga