Sao Tome
This article was added by the user . TheWorldNews is not responsible for the content of the platform.

Marcha de são-tomenses em Portugal contra morte de 4 cidadãos no quartel do morro

Cerca de 3 dezenas de cidadãos são-tomenses radicados em Portugal marcharam pelas ruas de Lisboa, no último sábado.

A marcha pacífica terminou no palácio presidencial de Portugal onde os manifestantes entregaram uma carta ao Presidente Marcelo rebelo de Sousa.

Na carta que o Téla subscritores apelam o Presidente de Portugal a exercer magistratura de influência para impedir mais derramemento de sangue e ilegalidades similares em São Tomé e Príncipe.

Os são-tomenses apelam também a Marcelo Rebelo de Sousa, para que no quadro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa «facilite mecanismos internacionais disponíveis e eficazes para levar a cabo a investigação» da morte por tortura dos 4 cidadãos são-tomenses no quartel do exército. Acontecimentos que ocorreram no dia 25 de Novembro de 2022.

«Pôde-se constatar, que na sequência de uma alegada tentativa de ‘’golpe de Estado’’, 4 santomenses foram friamente torturados e mortos no quartel-geral das Forças Armadas, diversos outros foram torturados», diz a carta endereçada ao Chefe do Estado português.

O Téla Nón coloca a disposição dos leitores uma cópia da carta que os manifestantes entregaram ao Presidente de Portugal.

Abel Veiga