Sao Tome
This article was added by the user . TheWorldNews is not responsible for the content of the platform.

“ O aumento salarial não é a solução…”

A convicção é do governo. O Ministro da Saúde, Trabalho e dos Assuntos Sociais Célsio Junqueira manifestou a posição do executivo em relação a onda de greves e de ameaças de greve, que paira sobre a administração pública.

«O governo entende que o custo de vida está muito alto, e que a via de aumento salarial não é a solução», declarou o ministro Célsio Junqueira.

Para o governo, a melhor solução para combater o alto custo de vida são as medidas de apoio social que anunciou desde fevereiro.

«O governo entendeu isentar das taxas aduaneiras, a cesta básica, e vários outros componentes que encarecem o custo de vida», frisou.

O Ministro reconheceu que «são instrumentos que não surtem efeito na hora», mas que nos próximos tempos terão impacto importante no alívio da pressão financeira sobre as famílias.

«Agora, os sindicatos vão pela via mais fácil que é de aumentar o salário. Assim conseguem dar resposta ao problema que tem em mãos, que é uma escalada inflacionária…», declarou Célsio Junqueira.

O governo considera que a situação económica e financeira do país, não permite satisfazer o desejo dos sindicatos de aumento dos salários.

«O aumento da massa salarial tem de ser feito de forma sustentada, e suportado com o aumento das receitas. Não temos capacidade neste momento, a economia não permite suprir este aumento», concluiu, Célsio Junqueira.

Crise económica marcada por subida galopante do custo de vida aumenta a crispação entre os sindicatos e o governo.

Abel Veiga