Sao Tome
This article was added by the user . TheWorldNews is not responsible for the content of the platform.

Primeiro lançamento de pedra de Patrice Trovoada aconteceu na estrada de Milagrosa

O troço de estrada que liga a localidade de Cruzeiro à roça Milagrosa, perdeu o asfalto e restaram buracos e pedras. São 2,4 quilómetros de sofrimento para quem circula naquela região.

Uma estrada no entanto de grande valor económico. Para além de Milagrosa, dezenas de outras comunidades agrícolas, produtoras de banana, matabala, fruta-pão, e outros produtos alimentares, deixaram a ter acesso fácil ao mercado de Cruzeiro e da cidade da Trindade para escoar a produção.

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), através do projecto PRIASA II, financia a reconstrução da estrada. Na cerimónia de lançamento da primeira pedra, Ceutónia Umbelina, em representação do BAD destacou a estratégia da instituição financeira, para o desenvolvimento do sector agrícola.

«O BAD tem como uma das bandeiras o desenvolvimento do sector agrícola. Temos investido no acesso que permite o escoamento da produção agrícola, também na transformação agrícola, na melhoria das técnicas de produção», afirmou.

 As obras de reconstrução da estrada, com duração de 6 meses foram lançadas pelo Primeiro-ministro Patrice Trovoada. Foi o primeiro lançamento de pedra feito pelo novo governo, a primeira obra pública sob a responsabilidade do executivo da ADI na actual legislatura.

«Neste ano que entramos que é difícil, é preciso percebermos que se não tivermos estradas prioritariamente para as zonas de produção, a nossa vida vai sofrer. A falta de estradas tem causado o aumento do preço dos produtos agrícolas. A estrada é fundamental para o desenvolvimento», declarou Patrice Trovoada.

 Betão betuminoso vai ser o novo tapete da estrada até a entrada da roça Milagrosa. Da entrada até o terreiro da roça, a estrada vai ser em calçada.

Patrice Trovoada, prometeu rasgar o interior de São Tomé com estradas para promover a produção agrícola e o respectivo escoamento para os centros urbanos.

«Vamos fazer com que esta estrada chegue até Monte Café», frisou, para depois prometer que o asfalto deverá seguir também na direcção da roça Bombaim, e seguir até Chaudino Faro e Água Izé.

Assim, o interior de São Tomé, ficará ligado em simultâneo as estradas nacionais 2 e 3. O Chefe do governo garantiu que a extensão de estradas pela zona rural, vai ser acompanhada de cabos de telecomunicações, para levar internet até as comunidades mais isoladas do interior.

Abel Veiga