Sao Tome
This article was added by the user . TheWorldNews is not responsible for the content of the platform.

Rússia é o primeiro destino da Presidente da AN fora de África

São Tomé e Príncipe participa ao mais alto nível na cimeira parlamentar entre a Rússia e o continente africano que decorre em Moscovo.

Celmira Sacramento, Presidente da Assembleia Nacional, e segunda figura do Estado representa o arquipélago são-tomense no evento de concertação política e económica entre a Rússia e os países africanos.

A missão em Moscovo, é a primeira visita oficial da Presidente da Assembleia Nacional fora do continente africano. O vizinho Gabão tinha sido o primeiro ponto da visita de Celmira Sacramento ao exterior do país.

Em fevereiro último Vladimir Tararov, embaixador da Rússia em São Tomé e Príncipe garantiu o reforço das relações bilaterais com São Tomé e Príncipe.

Anunciou que Moscovo decidiu aumentar o número de bolsas de estudo para os estudantes são-tomenses, de 5 para 20 bolsas anuais. Promoção da cooperação económica é outra prioridade prevista para as relações bilaterais.

Esta terça – feira, e à margem da cimeira parlamentar Rússia – África, a Presidente da Assembleia Nacional, reúne-se com os estudantes são-tomenses em Moscovo.

A delegação são-tomense liderada por Celmira Sacramento levou encomendas, lembranças, e sabores de São Tomé e Príncipe, que os pais e amigos enviaram para os estudantes na Rússia.

Por causa das sanções submetidas à Rússia pelo “Ocidente Alargado”, e em consequência da Guerra na Ucrânia, a delegação de São Tomé e Príncipe teve que utilizar o trafigo aéreo do “Sul Global” que continua aberto até Moscovo, ou seja, um voo com escalas em pelo menos 3 países africanos, para depois chegar a capital da Rússia.

São Tomé e Príncipe mantem uma posição neutra, em relação ao conflito bélico na Ucrânia que já devidiu o mundo em dois blocos antagónicos.

Abel Veiga