Sao Tome
This article was added by the user . TheWorldNews is not responsible for the content of the platform.

Rússia saúda a neutralidade de STP no conflito com a Ucrânia e anuncia reforço da cooperação bilateral

São Tomé e Príncipe optou pela neutralidade em relação a guerra na Ucrânia. Constatação feita pelo embaixador da Rússia, após encontro com o Primeiro-ministro Patrice Trovoada.

Os dois países decidiram reforçar a cooperação bilateral com destaque para o sector económico.

Até o ano 2022 a Rússia concedia a São Tomé e Príncipe 5 bolsas de estudos, por ano. O embaixador Vladimir Tararov, informou ao Primeiro-ministro Patrice Trovoada, que o número de bolsas de estudo vai aumentar. A Rússia vai receber 20 estudantes são-tomenses para cada ano lectivo.

O diplomata russo acrescentou que da parte do governo encontrou abertura para redinamizar a cooperação, sobretudo no domínio económico.

«Constatei uma atmosfera muito favorável, para cooperarmos com vantagens mútuas. A cooperação tem que ser mutuamente vantajosa. Eu constatei também a oportunidade para se desenvolver uma interligação económica, que vai dar proveitos não só para o povo são-tomense, mas também para o povo russo», declarou o embaixador da Rússia.

Ambiente favorável em que o governo são-tomense manifestou neutralidade em relação a guerra na Ucrânia.

«A opinião do Primeiro-ministro reflecte a opinião do povo. O povo são-tomense considera que os russos e os ucranianos são povos irmãos. Por isso mesmo não toma parte nem para um lado, nem para o outro. Por isso o povo são-tomense deseja que as duas partes possam encontrar uma solução pacífica, e acabar com esse conflito para o bem de todo mundo», pontuou, Vladimir Tararov.

São Tomé e Príncipe e a Rússia preparam reforço da cooperação no domínio económico.

Abel Veiga