Sao Tome
This article was added by the user . TheWorldNews is not responsible for the content of the platform.

UNESCO tem esperança de que as roças e o obô vão ser património do mundo

A primeira lista indicativa do património cultural e natural de São Tomé e Príncipe foi elaborada em Outubro de 2022.

A Roça Água Izé, berço da introdução da cultura do cacau, a Roça Monte Café, líder da produção do café, a Roça Sundy na ilha do Príncipe, onde se comprovou a teoria da relatividade, e o parque natural obô, foram seleccionados como sítios de valor histórico, cultural, e de preservação da biodiversidade, para serem considerados pela UNESCO como património mundial.

Água Izé
Monte Café
Roça Sundy

Paul Coustére Director da UNESCO para a região da África Central, que está a visitar o arquipélago garantiu que São Tomé e Príncipe tem uma das principais reservas de biodiversidade do planeta terra.

«Temos esperança de que num futuro próximo, essas duas candidaturas(roças e obô) num futuro próximo sejam reconhecidas pela comunidade internacional, e venham a ser o motor não só para o desenvolvimento do turismo, mas também para o desenvolvimento durável», referiu o director regional da UNESCO para a África Central.

O Director Regional da UNESCO para África Central, reuniu-se com o Primeiro-ministro Patrice Trovoada, para anunciar que a comunidade internacional deve apoiar São Tomé e Príncipe na preservação de uma das principais reservas da biodiversidade do mundo.

«É buma reserva de biodiversidade muito importante a nível do planeta terra. Uma chance para São Tomé e Príncipe, mas também para o planeta, e merece que a comunidade internacional apoie os esforços de preservação e valorização de toda essa riqueza», acrescentou Paul Coustére.

Segundo Paul Coustére, o processo de avaliação da UNESCO, para atribuição da categoria de Património Mundial pode demorar no máximo  2 anos.

Abel Veiga