Angola
This article was added by the user . TheWorldNews is not responsible for the content of the platform.

A UE teme que as restrições dos EUA ao investimento estrangeiro destinado à China afectem as empresas da UE.

A União Europeia disse à administração Biden que está preocupada com as restrições dos Estados Unidos aos investimentos estrangeiros destinados à China. A EU teme que essas restrições possam atingir as empresas da UE, acrescentando mais um irritante comercial aos laços transatlânticos.

Altos funcionários da UE comunicaram veementemente as preocupações aos seus homólogos nos EUA, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto e documentos vistos pela Bloomberg.

A preocupação é que uma ordem executiva anunciada pelo presidente Joe Biden em agosto tenha aspectos extraterritoriais que podem acabar afetando o comércio na UE que envolve empresas sediadas na Europa com investidores norte-americanos, por um lado, e proprietários chineses, por outro, disseram as pessoas.

Embora a ordem executiva tenha um escopo restrito – visando algumas empresas chinesas que trabalham principalmente em áreas relacionadas à inteligência artificial, computação quântica e semicondutores avançados – ela provavelmente se aplicaria a cidadãos norte-americanos em qualquer lugar do mundo.

Uma porta-voz do Departamento do Tesouro disse que a ordem visa estritamente os interesses de segurança nacional dos EUA.

A UE ainda está analisando o impacto total da ordem e pretende abordar as preocupações antes que o instrumento seja totalmente implementado no próximo ano.

As preocupações somam-se a uma lista crescente de questões enfrentadas pela relação comercial UE-EUA. Durante a cimeira em Washington na semana passada, os dois aliados não conseguiram concluir dois grandes acordos: um sobre o aço, destinado a virar a página das tarifas da era Trump, e um acordo separado sobre minerais críticos, necessário para proporcionar às empresas europeias acesso a alguns dos benefícios do plano de subsídios verdes de Biden.

Os controlos sobre os investimentos no exterior fazem parte dos planos de segurança económica dos EUA e da UE para limitar a capacidade de países como a China e a Rússia obterem know-how ou capital para o desenvolvimento de tecnologias avançadas que possam ser utilizadas para fins militares.

Os EUA estão mais adiantados nestes esforços. A UE identificou recentemente uma lista de tecnologias críticas sobre as quais realizará avaliações de risco e pretende apresentar a sua própria proposta preliminar sobre investimentos no exterior ainda este ano.