Angola
This article was added by the user . TheWorldNews is not responsible for the content of the platform.

Mike Johnson, novo presidente da Câmara dos Representantes dos EUA

O republicano Mike Johnson foi eleito presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos nesta na quarta-feira, 25, pondo fim a a 22 dias de disputas entre a maioria controlada pelo Partido Republicano.

Johnson, de 51 anos, congressista com três mandatos mas sem grande projeção nacional, venceu por 220 votos, sem qualquer oposição do seu partido, contra 209 dos democratas que votaram no líder da minoria, Hakeem Jeffries.

Eleito pelo Estado da Louisiana, no sul, Jonhson uniu-se aos colegas republicanos que apoiaram os esforços do ex-Presidente Donald Trump para anular os resultados das eleições de 2020.

No discurso que antecedeu a nomeação de Johnson, a deputada Elise Stefanik disse que Johnson é “um homem de profunda fé”.

“Mike resume o que significa ser um líder servidor. Advogado constitucional profundamente respeitado, Mike dedicou sua vida à preservação dos grandes princípios de vida, liberdade e busca da felicidade da América”, afirmou.

Nas suas primeiras declarações, ele dirigiu-se aos colegas, em particular da oposição.

“Sei que vemos as coisas de pontos de vista diferentes, mas sei que no vosso coração vocês querem fazer o que é certo, então encontraremos um terreno comum nisso”, disse Johnson que reconheceu o trabalho do seu antecessor Kevin McCarthy.

Ele também agradeceu aos funcionários “sobrecarregados” e “sitiados” da Câmara de Representantes durante esse período de eleição.

Johnson garantiu a nomeação da bancada republicana na noite de terça-feira, depois que o representante republicano Tom Emmer retirou a sua candidatura.

Nesta quarta-feira, ele recebeu o apoio do antigo Presidente Donald Trump.

“Mike Johnson está indo muito bem. Ele é um congressista tremendo, respeitado por todos. Ouvi dizer que parece muito bom. Não tive nenhum comentário negativo sobre ele. Todo mundo gosta dele e ele é respeitado por todos”, disse Trump a repórteres.

O cargo de presidente da Câmara está vago desde 3 de outubro, quando oito republicanos votaram juntamente com os 212 democratas da Câmara para afastar Kevin McCarthy, o primeiro a ser destituído de seu cargo na história do país.

Uma fação de direita do Partido Republicano ficou descontente com McCarthy por ter aprovado a lei que permitiu manter o Governo em funcionamento desde 30 de Setembro, com a ajuda dos legisladores democratas.

“Houve muita turbulência interna na bancada republicana durante a última década”, comenta à Voz da América Casey Burgat, diretor de Assuntos Legislativos e professor da Universidade George Washington.

Desde a destituição de McCarthy, os republicanos da Câmara enfrentaram muitas dificuldades para eleger um presidente.

Steve Scalise, do Estado de Louisiana, e Jim Jordan, de Ohio, não conseguiram reunir os 217 votos necessários.

O primeiro grande desafio do novo presidente é a aprovação do orçamento para manter o Governo em funções depois de 17 de Novembro e o pacote apresentada pela Casa Branca de 61 mil milhões de dólares em ajuda à Ucrânia e 14 mil milhões de dólares para Israel.