Angola
This article was added by the user . TheWorldNews is not responsible for the content of the platform.

Como desembaraçar a teia de subsídios públicos: exportações da Tesla da China na mira da investigação anti-subsídios da UE

Um fabricante de automóveis está se destacando mais do que qualquer outra na investigação de veículos elétricos que fluem da China para a União Europeia: Tesla Inc.

O caso é um exemplo típico da complexidade das relações económicas ligadas à globalização, que são agora difíceis de desembaraçar, como pretende a política da UE em relação à China. A Tesla é uma empresa dos Estados Unidos que fabrica carros na China e os exporta para a Europa.

Durante a recolha de provas que precipitou o anúncio surpresa deste mês de uma investigação anti-subsídios da UE aos veículos eléctricos chineses, o fabricante de automóveis dos Estados Unidos estava entre as empresas que provavelmente beneficiaram mais dos subsídios públicos chineses.

A investigação que a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, tornou pública em 13 de setembro, tem o potencial de remodelar a dinâmica competitiva no segundo maior mercado de veículos elétricos do mundo, depois da China. Ambas as partes têm amplas razões para agir com cautela: embora a UE arrisque expor os seus fabricantes a potenciais retaliações, o bloco é o destino de exportação mais atraente para as empresas chinesas ou sediadas na China.

A Tesla começou a exportar sedãs Modelo 3 construídos em sua fábrica em Xangai no final de 2020, menos de um ano depois de iniciar a produção em sua primeira fábrica de automóveis no exterior. Em julho de 2021, a empresa referiu-se à instalação como o seu principal centro de exportação de veículos .

Durante os primeiros sete meses deste ano, a Tesla foi o primeiro exportador de veículos da China para a Europa com cerca de 93.700 veículos fabricados na China, representando cerca de 47% do total das suas entregas, de acordo com a Schmidt Automotive Research.

A Tesla desfrutou de vantagens na China. Isenções fiscais, empréstimos baratos e outras formas de assistência ajudaram a transformar a China no mercado mais importante da Tesla fora dos EUA.

Estas e outras formas de apoio que a China fornece aos fabricantes de automóveis, incluindo créditos de bancos estatais, provisões de capital de fundos de investimento estatais e provisões de terrenos e electricidade, estão agora sob o escrutínio da UE.

Algumas empresas europeias, como a BMW AG e a Renault SA, que operam joint ventures com fabricantes chineses, também serão incluídas na investigação, juntamente com todas as construtoras que produzem na China e exportam para a UE.

Há preocupação na Europa de que as suas empresas tenham ficado para trás da Tesla e das empresas chinesas no que diz respeito à tecnologia de veículos eléctricos e de baterias, ameaçando a viabilidade da indústria automóvel da UE, que proporciona quase 14 milhões de empregos directos e indirectos.

As empresas europeias levantaram preocupações sobre potenciais retaliações e disputas retaliatórias emergentes da investigação EV. O receio é que Pequim possa reagir de forma ampla, como restringindo o acesso ao seu enorme mercado, incluindo em sectores não relacionados, ou limitando as exportações de matérias-primas críticas das quais os fabricantes europeus dependem.

Em qualquer caso, desembaraçar a teia de subsídios que as empresas multinacionais recebem de diferentes países pode tornar-se um enigma. Uma disputa que começou entre a UE e a China sobre os subsídios públicos aos fabricantes de automóveis eléctricos poderia facilmente repercutir-se num conflito comercial mais global envolvendo outros países, nomeadamente os Estados Unidos.

Por: Editor Económico
Portal de Angola