Angola
This article was added by the user . TheWorldNews is not responsible for the content of the platform.

Itália abre centro para migrantes de países “seguros”

A Itália tem agora um centro de retenção para requerentes de asilo exclusivamente dedicado àqueles que vêm de países considerados “seguros”, ou seja, que não podem pedir o estatuto de refugiados. O governo italiano abriu este centro na cidade portuária de Pozallo, na Sicília, e espera que possa ajudar a acelerar os processos de concessão de asilo.

O principal objetivo deste novo centro é aliviar o hotspot de Lampedusa, que se encontra muitas vezes esgotado muito para lá da capacidade. Foi o que aconteceu na semana passada, quando a pequena ilha viu a população duplicar devido a uma vaga de migrantes que chegou em poucos dias. O hotspot chegou a ter sete mil pessoas. A maior parte destes requerentes de asilo foram, entretanto, transferidos para outras zonas de O governo de Giorgia Meloni tem vindo a implementar várias medidas para reduzir o número de migrantes e aliviar a pressão migratória, nomeadamente em Lampedusa.

Recentemente, introduziu uma caução de quase cinco mil euros para os migrantes dos países considerados seguros não terem de ingressar nos centros de acolhimento. O governo está também a implementar medidas contra os adultos que se tentam fazer passar por menores não acompanhados, para poderem ter proteção do Estado.