Angola
This article was added by the user . TheWorldNews is not responsible for the content of the platform.

Projecto “Cidadão Digital” espera sensibilizar 60 mil pessoas em Benguela

A Empresa Interbancária de Serviços S.A. (EMIS) pretende sensibilizar 60 mil pessoas, na província de Benguela, com a implementação da segunda fase do projecto “Cidadão Digital”, lançado esta quarta-feira, soube a ANGOP.

Este projecto visa promover a utilização segura dos canais digitais de pagamentos, assim como levar à população as melhores formas de evitar ameaças ficanceiras.

Segundo o director executivo da EMIS, Pedro Cancela de Abreu, em Benguela, o projecto terá a duração de um ano, tal como em Luanda, e foram investidos até aqui 260 milhões de Kwanzas.

“O impacto na vida dos cidadãos tem sido positivo, com bons resultados, na medida em que estão a registar-se menos casos de burla, em função das orientações recebidas, tais como a protecção do código do cartão, evitar revelar a terceiros, etc”, afirmou.

Referindo-se às burlas e fraudes, Pedro Cancela de Abreu disse que este ano, a EMIS registou cerca de mil e 200 ocorrências, com destaque para o cartão expresso, clonagem e troca de cartões.

“Estas infracções decresceram drasticamente, representando 800 milhões de kwanzas, um número muito reduzido tendo em conta o que já foi transacionado na rede multicaixa. Estamos a falar de mais de 17 biliões de kwanzas”, explicou.

Sobre os desafios enfrentados, a directora executiva da empresa The Bridge Global, Leonora Machado, afirmou que não tem sido muito fácil porque muitas pessoas ainda não perceberam o benefício que o projecto oferece em termos de segurança.

“É um projecto gratuito, mas tem de ser mais divulgado”, defendeu.

A sensibilização das pessoas tem sido implementada nas escolas, universidades, empresas públicas e privadas, e nos mercados.

Em relação à contagem real referente a sensibilização das pessoas, informou que utilizam a medição de impacto, através do preenchinento de uma ficha no terreno, que será entregue a um operador informático.

De seguida, os dados são enviados para Luanda e dali serão analisados por uma empresa no exterior do país.

Para o efeito, foram recrutados quinze agentes de terreno e um operador informático que trabalhará no escritório para inserção dos dados. Os mesmos tiveram formação e ganharam emprego.

Na sua intervenção, o director provincial da Educação, Edmundo Salupula, afirmou que o Governo Provincial de Benguela vai abraçar o projecto “Cidadão Digital”, não só para mitigar os efeitos das burlas e fraudes, mas também para que as crianças possam crescer já com a veia da tecnologia.

“A província de Benguela tem 953 escolas e se não haver nenhum impecilio, acreditamos que somos o parceiro número um para materializar este projecto, desde as escolas primárias até as secundárias”, assegurou o director.

O projecto “Cidade Digital” foi lançado pela primeira vez em Luanda, em Setembro de 2022, onde sensibilizou mais de 200 mil pessoas.

Segundo os responsáveis do projecto, ainda não foi escolhida a terceira província para o implementar.

A EMIS é uma empresa que gere a Câmara de Compensação Automatizada de Angola, compreendendo o Sistema de Gestão de Cartões de pagamento (Rede Milticaixa), o Sistema de Transferências de Crédito, o Sistema de Compensação de cheques, o Sistema de Débitos Directos e o Sistema de Transferências Instantâneas. TC/CRB