Angola
This article was added by the user . TheWorldNews is not responsible for the content of the platform.

Angola previne circulação da pólio com aumento da cobertura vacinal

Angola vai aumentar a imunização contra a poliomielite para combater a circulação do vírus, através de duas campanhas preventivas, informou, quinta-feira, o secretário de Estado para saúde pública, Carlos Alberto de Sousa.

Em declarações à imprensa, após a cerimónia de abertura da Campanha Nacional de Vacinação contra a Pólio que vai decorrer de 8 a 11 de Setembro, informou que a segunda vai decorrer de 8 a 12 de Outubro,

Para o secretário de Estado, só é possível travar a circulação do vírus aumentando a imunização, de modo que nenhuma criança em Angola sofra de paralisia à poliomielite.

“A nossa missão global é erradicar todas as formas de poliovírus selvagem e novas variantes que circulam em países da região africana, pois em um passado remoto, 1999, África sofreu o maior surto resultando em mais de mil casos de paralisia e 113 óbitos”, explicou.

Afirmou que para se manter a conquista de erradicação da poliomielite e evitar o seu ressurgimento em Angola, o país vai imunizar, durante as duas campanhas, cinco milhões 431 mil e 232 crianças menores de 5 anos.

Nesta primeira fase, refere, serão também administradas a vitamina A apenas em 16 províncias, excepto Luanda e Huíla, num total de três milhões, 80 mil 587 crianças.

Durante as campanhas, será também administrado o albendazol apenas nas províncias do Uíge, Lundas Norte e Sul e Malanje, por registarem as maiores ocorrências de casos de parasitose intestinal, cujo público-alvo é de 256.680 crianças.

Por seu turno, o director provincial para saúde de Luanda, Manuel Varela, sublinhou que o objectivo é vacinar mais de um milhão de crianças.

Manuel Varela salientou, ainda, que, para além da imunização, é importante conscientizar os pais sobre a importância da vacinação de rotina, para, desta forma, manter-se a meta de 95 por cento.