Angola
This article was added by the user . TheWorldNews is not responsible for the content of the platform.

Itália enfrenta situação orçamental difícil e peso da dívida excessivo, anunciando turbulência na zona EURO

A aliança de direita do líder dos Irmãos de Itália com a Liga e a Forza Italia está cada vez mais em desacordo sobre quais as promessas de gastos que o país endividado ainda pode dar-se ao luxo de cumprir no meio do crescente escrutínio dos investidores.

A combinação de parceiros de coligação inquietos e menos dinheiro disponível devido a um fraco desempenho económico augura semanas de disputas públicas e negociações difíceis enquanto o Ministro da Economia, Giancarlo Giorgetti , prepara um orçamento para 2024. Para aumentar a pressão, os limites do défice da União Europeia deverão voltar a ser aplicados em Janeiro 2024.

Embora as disputas políticas sejam normais em Itália, estão a desenrolar-se diante de mercados instáveis que se concentram na sustentabilidade a longo prazo das suas finanças, e de parceiros nervosos da UE que debatem a forma de reaplicar rigorosamente a sua regra de redução dos défices em 3% da PIB.

A coligação de Meloni, primeira-ministra da Itália, é apoiada pela Liga de Matteo Salvini e pela Forza Italia, o partido fundado por Silvio Berlusconi e agora liderado pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros Antonio Tajani . Embora ambos os partidos partilhem valores de direita, têm estado em conflito sobre até que ponto o Estado deve estar envolvido nas empresas e como proceder à venda de participações estatais como forma de financiar o orçamento.

Meloni disse na quinta-feira que espera que a UE consiga chegar a acordo sobre novas regras orçamentais antes que as antigas entrem em vigor novamente no próximo ano. Os líderes da zona euro continuam em desacordo sobre quão rigorosos deveriam ser os limites à dívida e ao défice. A Alemanha e outros países pressionam por uma disciplina fiscal mais rigorosa, enquanto a Itália apoia mais flexibilidade.

O rendimento da dívida italiana de 10 anos caiu 5 pontos base, para 4,35%, na quinta-feira, mas ainda permaneceu definido para o maior ganho semanal em dois meses, pairando perto do maior valor desde março. Isso deixou o seu prémio sobre os pares alemães – há muito considerado um importante indicador de risco na região – em 174 pontos base, perto do mais alto desde o início de julho.

O pano de fundo da crise é o agravamento drástico do défice orçamental da Itália que Meloni e os seus colegas enfrentam. Embora se projete que o resultado de 2024 mostre uma melhoria acentuada em relação a este ano, ainda parece provável que esteja mais perto de 4% do que os 3,7% originalmente previstos.

Isto afasta-o ainda mais do limite de 3% que entrará em vigor em Janeiro 2024, quando a suspensão acordada pela UE desse regime durante o período da pandemia chegar ao fim. Os países estão actualmente a negociar os mínimos detalhes sobre a interpretação dessas regras.

O fraco crescimento da Itália não está a ajudar as suas finanças públicas. A expansão na terceira maior economia da região do euro foi de 0,6% nos primeiros três meses deste ano, mas depois encolheu 0,4% no período de Abril a Junho.

O crescimento poderá então estagnar à medida que o país se debate com o aumento das taxas de juro e o enfraquecimento da procura global. O governo ainda espera alcançar uma expansão global de 1% este ano.

Os parceiros da coligação querem cumprir algumas das promessas de despesas que fizeram para serem eleitos. Meloni prometeu uma redução na carga fiscal. As suas promessas também incluem medidas para incentivar a paternidade – incluindo novas escolas pré-escolares e licenças remuneradas mais longas – e preservar generosos benefícios de pensão.

Salvini, da Liga, quer apropriar-se de quaisquer cortes de impostos e construir uma ponte do continente para a Sicília. Ele está menos preocupado com empréstimos, enquanto Tajani, do Forza Italia, prega a prudência.

Meloni está tentando conciliar todas essas posições, evitando ao mesmo tempo um confronto com o mercado.

Por enquanto, Meloni está tentando fechar o círculo levantando dinheiro. A tentativa do governo, em Agosto, de implementar uma taxa de 40% sobre os lucros adicionais dos bancos encontrou resistência no mercado e levou a um enfraquecimento da medida. Os ministros têm até o final do mês para chegar a acordo sobre um orçamento.