logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo
star Bookmark: Tag Tag Tag Tag Tag
Angola

ANASO apoia mais de três mil seropositivos em Malanje

02 Dezembro de 2019 | 10h10 - Actualizado em 02 Dezembro de 2019 | 10h07

ANASO apoia mais de três mil seropositivos em Malanje

Malanje - Três mil e 608 pessoas com Hiv/Sida são assistidas com alimento e apoios psicológicos na província de Malanje pela Rede Angolana das Organizações de Serviços de Sida (ANASO), soube hoje (segunda-feira) a Angop.

Segundo o coordenador provincial da ANASO em Malanje, Waldemar Cassombe, existe a necessidade de se trabalhar na criação de parcerias e protocolos para a prestação de outros apoios e defesa dos interesses dos seropositivos, tirando-os da condição de vulnerabilidade por que muitos passam.

Entretanto, Waldemar Cassombe reiterou o apelo à sociedade para uma participação mais activa no combate à descriminação das pessoas que vivem com Hiv/Sida e promovendo a divulgação das questões inerentes a preservação e luta contra a doença.

Por sua vez, o estatístico do Programa Provincial de Luta conta o Sida, Hionor Canda, disse que têm estado a trabalhar para que as pessoas conheçam os aspectos primários de prevenção e melhor da assistência nos serviços de saúde, com destaque para a Sida, levando informações junto das comunidades.

Realçou que a província de Malanje está com três porcento da taxa de prevalência do Hiv/Sida no país e tudo está a ser feito para reduzir essa cifra.

Lembrou que nesta altura 919 casos positivos de Hiv/Sida, com 73 mortes, foram diagnosticados na província no período de Janeiro a Setembro deste ano, resultantes de 32 mil e 875 testes realizados.

Comparativamente a igual período de 2018, houve uma redução este ano, porquanto haviam sido notificados mil e 330 casos, de um total de 48 mil e 23 testes realizados, com 77 óbitos.

Themes
ICO