Angola

Comunidade angolana em Cuba enaltece figura de Neto

A actividade, presidida pelo Embaixador de Angola em Cuba, José César Augusto “Kiluanji”, contou com a presença de embaixadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), antigos embaixadores de Cuba em Angola, comunidade estudantil e outros convidados.

Chamado a pronunciar-se sobre o homenageado, o Adido de Imprensa da Embaixada de Angola em Cuba, Fernando Tati, considerou que o exemplo de Agostinho Neto, o seu profundo amor à Pátria e ao seu povo, continuam válidos hoje para todo o povo angolano, em particular para a juventude, que deve empenhar-se na sua formação académica para melhor contribuir para o desenvolvimento do país.

O diplomata  recordou as qualidades de António Agostinho Neto, primeiro Presidente de Angola, um nacionalista e homem de cultura reconhecido pelo seu humanismo, valentia e espírito de luta, bem como apontou a importância estratégica do apelo à ajuda cubana para a proclamação da independência nacional a 11 de Novembro de 1975.

Após referir-se às várias etapas da vida e obra, frisou que Neto foi incansável na busca de soluções para os problemas do povo e muito ainda se esperava dele por ocasião do seu falecimento, “pois era um líder carismático e visionário muito querido pelo seu povo”.

A actividade contou com um programa que incluiu a declamação de seus poemas, música e a exibição de um vídeo com depoimentos de várias personalidades, maioritariamente cubanas que conviveram com Agostinho Neto.

Football news:

Inter want to extend Sanchez's lease and are willing to pay extra for him to Manchester United if the clubs play in the Europa League final
Don't talk behind our backs, go out on the field and fight with us. Pep's possible appeal to Jose, Klopp and the world
Robertson Pro 1:2 with Arsenal: the Result is disappointing. But next week, the 30-year wait will end!
Bruno Fernandes: Ronaldo is the most technical player I have seen
Solskjaer on Chelsea: They have 48 hours more rest before the Cup semi-final. It's not fair
Bayer wants about 100 million euros for Havertz. He will not be released until the end of the Europa League draw
Manchester City presented their home form for the 2020/21 season. It has a white pattern