Angola

Mantorras importante no balneário - Simão Saborosa

Antigo internacional português recordou, no canal online do clube, o primeiro título de campeão de Luís Filipe Vieira, enquanto presidente, na temporada 2004/05, numa equipa orientada por Giovanni Trapattoni em que pontificava Pedro Mantorras.

"Ouvíamos o estádio todo quando ele saía para aquecer. As pessoas ficavam doidas, felizes, porque o Pedro era para os adeptos o que também era para nós no balneário”, recordou.

Simão Saborosa lembra de como o angolano contagiava o colectivo pela sua forma alegre, tendo sido, também, importante, naquela época, pelos jogos que resolveu, mesmo com as limitações físicas.

É a segunda vez que o atleta formado na escola do Progresso Sambizanga é enaltecido por um ex-colega de equipa. Em Abril último foi considerado herói pelo antigo médio benfiquista, Nuno Assis.

“Na altura em que já não conseguia esconder as dificuldades físicas, no balneário virava-se para nós e dizia que só precisava de cinco minutos, até porque não conseguia jogar muito mais. Certo é que Mantorras entrava, mexia com o jogo e até marcava", sustentou.

Mantorras nasceu em Luanda a 13 de Março de 1982. Jogou no Progresso Sambizanga (1999), Alverca (1999/2001) e no Benfica (2001/2011). 

Desde a lesão sofrida em Dezembro de 2001, durante um jogo com o Sporting, o antigo futebolista padece de condrólise, que consiste no desaparecimento da cartilagem articular de um ou todos os compartimentos do joelho.

O Joelho direito do avançado não melhorou após quatro cirurgias e inúmeros tratamentos, terminando a carreira prematuramente em 2012, aos 28 anos de idade.

No Benfica, foi campeão da Liga portuguesa nas épocas de 2004/05 e 2009/2010, vencedor da Taça de Portugal (2004) e vencedor da Supertaça de Portugal (2005).

Football news:

Dortmund may invite a coach of Salzburg March
The 16-year-old refused to leave Real Madrid because of Ramos' foul on Salah and chose Liverpool. Wait for the base soon
Foden broke the distance rules by playing soccer on the beach. Manchester City will hold a conversation with him
Andrey Shevchenko spoke out about the death of George Floyd, writing black Lives matter
36-year-old Fred will ride 600 km on a Bicycle for charity purposes, to provide food for 4,000 families
Umtiti and Fati returned to team training
Ex-city defender Onuoha: I never felt safe in the US. If the police don't like it, you can lose your life