Angola

Moxico: Mais de dez crianças com hidrocefalia operadas com sucesso no HGM

Em declarações á Angop, o neurocirurgião, Maianda Inocente, que liderou a equipa de médicos angolanos, explicou que as cirurgias começaram por volta das 11 horas de sábado e terminaram à madrugada de hoje, domingo, 16 de Setembro.

“Basicamente as cirurgias foram facilitadas com a colocação de “cateter” para o escoamento do líquido, a partir dos ventrículos cerebrais ao abdómen, cujo produto “peritoneal” é reabsorvido e volta a circular na economia corporal”, frisou.

O especialista fez saber que, após a redução da pressão e o volume do cérebro, o líquido é reaproveitado e reintegrado no sistema corporal, fazendo com que os pacientes com menos de seis meses diminuíssem eventualmente o tamanho da cabeça.

Para o também director do Centro Neurocirúrgico e de Tratamento da Hidrocefalia (CNCTH), a intenção da terapia não é apenas a diminuição do volume da cabeça, mas sim, reduzir a pressão dentro da cabeça e oferecer ao cérebro as melhores condições para as crianças poder se desenvolver.

Referiu que no decorrer da jornada, a equipa operou igualmente, um paciente de 15 anos de idade, que padecia há um mês, uma fractura da coluna cervical, provocando–lhe a paralisação total.

“Fez–se uma fusão com parafusos e placa na coluna cervical e deste modo, dentro de uma semana o jovem poderá começar a assentar, pôr–se em pé e sair de cama”, garantiu o neurocirurgião.

Recomendou aos familiares do paciente a acompanha – lo posteriormente, aos procedimentos de fisioterapia e tomar conta das feridas que apresenta no corpo para se libertar deste caso de alto – risco em que se encontra actualmente.

Por outro lado, indicou,que foi tratado um outro caso, como disse, mais complicado em relação ao de hidrocefalia, que tem a ver com um tumor congénito “Lipomielomeningocelo”, caracterizado em uma espinha bífida complexa, gorduroso, lipomatoso, iniciando por fora com uma massa, até à medula.

Numa primeira fase, explicou, a equipa em serviço fez uma incisão extradural, na parte externa, enquanto na segunda fase, deverá ocorrer depois de efectuar novos estudos, aconselhou os especialistas a removerem a parte interna, por se focalizar junto aos nervos.

Contudo, pediu a família do referido paciente a estar atenta em caso de apresentar eventuais problemas nos próximos anos, ao urinar, defecar e caminhar para contactar imediatamente um médico de especialidade.

O responsável salientou que a equipa integrada por técnicos instrumentistas, anestesistas, neurocirurgiões e cirurgiões vasculares vai continuar a realizar acções do género, sempre que haver uma concentração de um grupo maior de pacientes, para acudir a aflição que apoquentam as suas famílias.

Ressaltou o papel desempenhado pelos órgãos de comunicação social, o que permitiu a elevação do número de sete previstos inicialmente, para 14 pacientes operados desta vez na cidade do Luena.

Football news:

Bellerin will pay for the mass planting of trees, despite the fact that Arsenal did not win against Leicester
Bayern claims 19-year-old left back Bara from Lyon
Jovich's friend has a coronavirus. The Real Madrid forward was isolated at home
Hazard has an ankle problem and may miss the game with Alaves
Agent Fedele: Manchester City are very close to buying Coulibaly
West ham Moyes can sign Lingard and Jones from Manchester United, if not relegated from the Premier League
Ennio Morricone's heart belonged to music and rum. The composer was asked to write the club's anthem, and Totti went to his hit