Sao Tome
This article was added by the user . TheWorldNews is not responsible for the content of the platform.

Príncipe precisa de 2 milhões de euros para instalar nova rede eléctrica

O governo regional já tem em mãos o estudo da rede elétrica de média tensão para a Ilha do Príncipe no horizonte 2050.

O estudo segundo o diretor de energia, Gabriel Maquengo vem dar resposta a todos os desafios do sector energético regional e privilegia energia limpa. “Uma vez implementado este projeto, teremos a estabilidade no sistema que vai garantir um bom fluxo de energia para todo o canto da ilha”.

Financiado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial, em cerca de 60 mil dólares e concebido pelas empresas portuguesas, Energia de Portugal (EDP) em parceria com a TESE, o estudo projeta melhoria de todo o sistema atual instalado na ilha.

“Vai trazer melhorias em termos económicos, estéticos, controlo, em suma, a garantia de melhor serviço à todos os clientes da EMAE na região” – destacou Maquengo.

O que se procura agora, é atrair investimento necessário para a sua implementação, até porque o estudo se enquadra no plano de desenvolvimento sustentável da Ilha, segundo o Presidente do Governo Regional, Filipe Nascimento.

“Temos a população e as empresas em crescimento e sentimos que aquilo que tem sido o fluxo de consumo ao longo dos tempos, cada dia que passa, vai sendo cada vez insuficiente. Isso implica a necessidade de investimento contínuo, quer na expansão, quer na manutenção e requalificação da rede já existente, tendo em conta que uma rede antiga implica para nós desperdício de energia e um perigo, porque põe em causa a segurança e também a visão de sustentabilidade que defendemos”- frisou o Presidente do Governo Regional.

Dois milhões de Euros é quanto está calculado o investimento para a sua implementação.

José Bouças