Sao Tome
This article was added by the user . TheWorldNews is not responsible for the content of the platform.

Projeto do Liceu de Caué vai dar lugar ao Centro de Formação Profissional

As obras foram lançadas pelo anterior governo. Houve alguns desembolsos que permitiram a abertura do espaço bem como os primeiros sinais de arranque e, nada mais. O problema deveu-se à falta de fonte de financiamento.

Mais de um ano depois, o novo governo decidiu avançar com o projeto, não como liceu clássico, tal como previsto inicialmente, mas sim como centro de formação profissional, para servir, não só o distrito de Caué, mas todo o país.

«Esse projecto modificado que tem que avançar porque já houve 30 por cento de desembolso, trará uma solução, enquadrada na política do governo, que é a formação profissional para o emprego dos jovens».

A escola vai acolher cerca de três centenas de estudantes em regime de internato.
«Os cerca de 300 estudantes que vão passar a viver aqui é também um empurrão para a economia de Caué, para a circulação de pessoas que vão vir e, acreditamos muito que isso vai ajudar o distrito a crescer».

A autarquia de Caué aplaudiu a iniciativa do governo.
«Temos muitos estudantes que terminam o décimo segundo ano e depois cada um vai a sua sorte. Já com esse liceu profissional, teremos como garantir a continuidade de estudo aos nossos jovens para fazerem cursos profissionais para verem o melhor emprego» – desabafou António Monteiro, presidente da autarquia de Caué.

O governo garante que a fonte de financiamento já existe e todos os detalhes serão fechados em breve, para a retoma definitiva das obras.

Abel Veiga