Sao Tome
This article was added by the user . TheWorldNews is not responsible for the content of the platform.

STP conquista 3 medalhas de ouro, 11 de prata e 6 de bronze na copa africana de canoagem

São Tome e Príncipe conquistou três medalhas de ouro na primeira copa africana de canoagem que decorreu na Nigéria de 26 a 30 de Julho.

O Jovem Adilson Sousa foi o autor da proeza. Fez com que o hino de S. Tomé e Príncipe fosse ouvido por três vezes e a bandeira hasteada de igual forma na vizinha Nigéria.

As três medalhas de ouro foram conquistadas nas categorias de 500 e 1000 metros C1, respetivamente.

“É a primeira vez a conseguir medalhas assim para S. Tomé e Príncipe. A prova foi competitiva e o país pode esperar ainda melhor de mim nas próximas competições internacionais. Vou me esforçar para que tudo aquilo que aconteceu cá na Nigéria venha a ser conseguido a dobrar no futuro” – desabafou sorridente o jovem campeão.

O treinador Osvaldo Reis não escondeu a sua felicidade pela proeza dos atletas. “O ingrediente é trabalhar juntamente com os atletas para que eles possam aplicar o que aprenderam. Agradeço o senhor João Costa Alegre por todo o apoio que nos tem dado. Sem o apoio do Comité Olímpico Santomense não seria possível o que conquistamos”.

Uma das medalhas de ouro de Admilson Sousa foi conquistada na dupla com o seu colega Kelvy Nazaré. Os dois são bolseiros olímpicos em Sevilha, Espanha onde preparam para os jogos olímpicos de Paris 2024.

A primeira copa africana de canoagem serviu de preparação para o campeonato africano e qualificação olímpica que terá lugar também em Abuja em Novembro próximo.

Além das três medalhas de ouro, S. Tomé e Príncipe conquistou 11 medalhas de prata e 6 de bronze tanto em feminino como em masculino.

Na classificação geral o arquipélago ficou em segundo lugar depois da Nigéria. O senegal ficou na terceira posição.

José Bouças