Sao Tome
This article was added by the user . TheWorldNews is not responsible for the content of the platform.

Guarda Costeira envolvida na 13ª edição do exercício Obangame Express

Começou a participação de São Tomé e Príncipe no exercício militar Obangame Express 2023. Um exercício multinacional que envolve 32 países da África central e ocidental.

As operações militares combinadas no golfo da Guiné visam combater todo o tipo de criminalidade marítima.

A guarda costeira de São Tomé e Príncipe anunciou o arranque da décima terceira edição do exercício, Obangame Express 2023, financiado pelo comando militar dos Estados Unidos de América para África.

As operações combinadas das forças navais dos 32 países da África Central e da África Ocidental, estendem-se por 6 mil quilómetros, do Senegal à Angola.

Na cerimónia de lançamento da manobra militar, o ministro da defesa Jorge Amado disse que se trata de um exercício de extrema importância para o país, tendo em conta as ameaças a segurança nacional que ocorrem no Golfo da Guiné e no oceano atlântico.

Técnicas de combate a pirataria, e a poluição marítima vão ser exercitadas pelas forças navais da região do golfo da Guiné. Navios de guerra de vários países da Europa, e também do Brasil, vão participar nas operações navais no golfo da Guiné.

«Vai servir para que a cooperação entre todos esses países, possa dinamizar. Vai criar maior comunicação entre os países e paz na região», reforçou o ministro Jorge Amado.

No quadro do Obangame express 2023 o mar da ilha do Príncipe vai ser palco de um exercício de combate a pesca ilegal.

Esta quarta – feira, as operações militares vão decorrer na Praia de Fernão Dias.

Abel Veiga