Cape Verde
This article was added by the user . TheWorldNews is not responsible for the content of the platform.

2ª Edição do Prémio SCM: Elida Almeida foi a mais premiada da noite num “evento memorável” e com “casa cheia”

A cantora cabo-verdiana, natural de Santa Cruz, Elida Almeida, foi a artista mais premiada da 2ª Edição do Prémio Sociedade Cabo-verdiana de Música (SCM). Gala Musical de entrega dos prémios, realizada na noite de Sábado, 2 de Setembro, encheu a Praça Luís de Camões (Pracinha do Café Sofia), no Plateau, na cidade da Praia.

O evento, recorde-se, também foi a celebração do 10º aniversário da SCM e da Comemoração do Dia Africano do Direito de Autor e da Gestão Coletiva em Cabo Verde e contou com a presença de parceiros, artistas, sócios e fundadores da SCM, entre outros colaboradores e público em geral.

Elida Almeida arrebatou três prémios, tendo sido eleita como Melhor Intérprete, Melhor Autora e Melhor Compositora na categoria de Música Tradicional, vertente tradicional moderna. A sua música “Bedjera” foi considerada Melhor Música Tradicional e Clássica, na vertente Tradicional Moderna.

Hernani Almeida, melhor arranjador da música tradicional e clássica

Na mesma gala considerada “memorável”, o produtor musical e arranjador, Hernani Almeida, foi vencedor na categoria Melhor Arranjador da Música Tradicional e Clássica, na vertente tradicional moderna. 

Já o prémio Melhor Produtor Fonográfico nesta categoria foi atribuído à Lusafrica.

Na Categoria de Melhor Música Urbana e Moderna, a música “Sónia”, de Ruben Teixeira e Christian Mendez foi a vencedora da noite, tendo arrebatado os prémios de melhores autores, melhores compositores e melhores intérpretes.

Sany do Raçamau: Melhor Arranjador da Música Urbana e Moderna

Por sua vez, o prémio de Melhor Arranjador da Música Urbana e Moderna foi conquistado por Sany Sans Beats do Raçamau, enquanto que o Melhor Produtor Fonográfico nesta categoria foi para Label RM Family.

Na Categoria de Utilizador Guardião, os vencedores foram Quintal da Música (prémio de Melhor Utilizador Guardião Permanente) e Serenata Produções (Melhor Utilizador Guardião Pontual), enquanto utilizadores Copyright Friendly’s, que exercem as suas atividades com o escrupuloso respeito pelos direitos autorais e que promovem a importância do pagamento dos direitos autorais.

Prémio Carreira para Dany Mariano: “um dos momentos mais emocionantes da noite”

O Prémio Carreira, atribuído a Dany Mariano, por unanimidade, na Assembleia Geral da SCM, foi a grande homenagem da noite, um dos momentos mais emocionantes da Gala Musical.

Dany Mariano um dos maiores autores, compositores e intérpretes de Cabo Verde, com mais de 50 anos de percurso musical ficou emocionado com a distinção no ato que além de premiação celebrou os 10 anos da SCM  e o Dia Africano do Direito de Autor e da Gestão Coletiva em Cabo Verde.

Nota positiva do público e da organização

Além da organização, o público praense que compareceu em massa na gala da 2º Edição do Prémio SCM deu nota positiva ao evento. A Sociedade Cabo-verdiana de Música considera que houve uma participação “vibrante”, tanto para com os vencedores dos Prémio SCM como para com os artistas convidados.

A Gala Musical contou com actuações dos artistas  Alberto Koenig, Grupo de Batucadeiras Tradison di Terra, Solange Cesarovna e Kim de Santiago,  Sádia Youssouf, Indira, Homero Fonseca, Nataniel Simas, Hélio Batalha, Sónia Sousa, Nancy Vieira e Dany Mariano.

PUB