Cape Verde
This article was added by the user . TheWorldNews is not responsible for the content of the platform.

Ministro Fernando Elísio Freire desloca-se hoje à República de Moçambique para uma visita oficial de quatro dias

O ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, desloca-se hoje à República de Moçambique para uma visita oficial de quatro dias a convite da ministra do Trabalho e Segurança Social daquele país, Margarida Talapa. A visita oficial à República de Moçambique decorre até 08 deste mês.

Segundo a Inforpress, esta visita oficial tem como objectivo principal estreitar os laços de cooperação e amizade existentes entre Moçambique e Cabo Verde no âmbito da assinatura de um Memorando de Entendimento entre o Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social de Cabo Verde e o Ministério do Trabalho e Segurança Social de Moçambique, visando fortalecer as relações bilaterais a longo prazo para promoção de interesses comuns e benefícios mútuos, particularmente na área do Trabalho e Segurança Social.

Das acções a serem realizadas, de acordo com o memorando, destacam-se intercâmbios de experiências através de visitas de estudos e assistências técnicas, estágios práticos de curta duração em diferentes estruturas organizacionais, formação para o reforço de capacidade técnica nos diferentes domínios, formulação de projectos e propostas para captação de recursos financeiros e outros disponibilizados para os Estados Membros da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) e da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental).

Promoção de ações conjuntas

O memorando refere ainda a promoção e organização de seminários, ateliês, conferências, estudos e projectos conjuntos, apoio mútuo na produção normativa em matérias da segurança social, partilha de experiências, boas práticas, informações e documentação, como outras acções.

Da agenda de deslocação Fernando Elísio Freire constam visitas a várias instituições, nomeadamente, o Instituto Nacional da Segurança Social de Moçambique, bem como, encontros com homólogos das áreas sociais daquele país.

Na sequência desta deslocação, o governante tem agenado, no seu regresso, a inauguração do novo Balcão do Instituto Nacional da Previdência Social em Lisboa, Poretugal.

O titular da pasta do Trabalho e Segurança Social far-se-á acompanhar pelo presidente do Instituto Nacional da Previdência Social, Mário Rui Fernandes.

C/ Inforpress

PUB