Cape Verde
This article was added by the user . TheWorldNews is not responsible for the content of the platform.

Jacira da Conceição, apresenta “Insularidade” no espaço público de Lisboa

A ceramista e escultora cabo-verdiana, natural do Tarrafal de Santiago, residente em Portugal, Jacira da Conceição, apresenta no próximo dia 24 de Setembro a performance-deriva “Insularidade” no espaço público de Lisboa.

A performance a ser apresentada também no dia 8 de outubro é, segundo a organização, “uma proposta que reimagina o mito de Atlas a partir da figura de uma mulher que nutre e sustém o mundo sobre a sua cabeça”.

As duas apresentações acontecem numa parceria entre a Boca Associação Cultural, uma organização sem fins lucrativos, fundada em 2015, com sede na cidade de Lisboa, e o Futurama – Ecossistema Cultural e Artístico do Baixo Alentejo.

De acordo com a organização, a performance de 60 minutos terá o itinerário preciso da caminhada anunciado brevemente. No dia 24 de Setembro a “Insularidade” arranca às 15 horas e no dia 8 de Outubro por volta das 17 horas.

“Outra” insularidade

Recorde-se que no passado dia 16 de Junho, a ceramista cabo-verdiana apresentou uma exposição e performance, também com o título “Insularidade”, no Festival Futurama, que aconteceu em Beja.

A 18 de Maio, Jacira da Conceição também fez o encerramento da exposição “Tchom Bom”, que estava patente no Centro Cultural de Cabo Verde (CCCV), em Lisboa, no âmbito do projecto com a Fundação Calouste Gulbenkian, inaugurada no dia 29 de Abril.

Jacira da Conceição iniciou a sua actividade como escultora na relação que estabeleceu com a comunidade de oleiras da localidade de Trás-os-Montes, no Tarrafal, e agora a viver em Portugal com a família, em Montemor-o-Novo, tem o seu ateliê a partir do qual recebe vários convites para exposições.

Tem trabalhado e criado esculturas e outras peças para várias entidades cabo-verdianas, como a Embaixada de Cabo Verde em Portugal, o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, mas também o Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal, o Museu Nacional de Arte Contemporânea, entre outras.

PUB