Cape Verde
This article was added by the user . TheWorldNews is not responsible for the content of the platform.

Campanha Outubro Rosa: Mercado de Sucupira na Praia recebe acção de sensibilização sobre cancro da mama

O mercado de Sucupira, na Cidade da Praia, recebe este Domingo, 01 de Outubro, uma acção de sensibilização sobre o cancro da mama, promovida pela Delegacia de Saúde da Praia, no âmbito da campanha Outubro Rosa.

Neste Domingo, 01 de Outubro, iniciam as actividades da referida campanha, na Cidade da Praia, numa parceria entre a Delegacia de Saúde, os cinco Centros de Saúde da capital e a VERDEFAM.

A primeira acção é destinada às mulheres vendedeiras do mercado de, numa actividade que decorrerá entre as 09h e as 11h, com o apoio de um posto móvel para fazer exames de mama e distribuição de panfletos e fitas.

442 casos de cancro em 2020

De acordo com dados provisórios do Ministério da Saúde, em 2022 foram diagnosticados, em Cabo Verde, 442 novos casos de cancro, dos quais 219 em homens e 223 em mulheres.

O cancro da mama, refere a mesma fonte, é o cancro mais frequente nas mulheres, tendo sido diagnosticados 69 novos casos, correspondendo a uma taxa de incidência de 23,6 por cada 100.000 habitantes.

Nos homens o cancro da Próstata é o mais frequente, sendo este o cancro mais incidente no país, com uma taxa de incidência de 43.6/100.000.

“Estes dois cancros correspondem a 34% da totalidade dos cancros diagnosticados em 2022”, diz o MS.

Primeira causa de evacuação externa

O ministério recorda que o cancro é já reconhecido como um problema de saúde pública no nosso país, constituindo a terceira causa de mortalidade e primeira de evacuação externa, segundo o relatório estatístico de saúde 2020 e o relatório de evacuação externa de 2022.

“A implementação de estratégias apropriadas e recursos para a prevenção, deteção precoce e tratamento, permite salvar vidas. Ações conscientes e determinadas, nomeadamente na área da prevenção, permitirão evitar milhões de mortes por cancro no mundo”, reforça.

Este ano, o objectivo da campanha é promover um maior envolvimento social para a luta contra o cancro, em específico o da mama e da próstata.

Do programa de actividades constam várias acções, como palestras e ações de mobilização social, informação e sensibilização, campanha de comunicação nos medias e nas redes sociais, envolvendo todas as estruturas e delegacias de saúde a nível nacional, durante todo o mês.

PUB