Cape Verde
This article was added by the user . TheWorldNews is not responsible for the content of the platform.

Santo Antão: CNDHC destaca trabalho da cadeia regional no bem-estar dos reclusos 

O comissário da Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania (CNDHC) José Viana enalteceu o trabalho da direcção da cadeia regional de Santo Antão no que tange a criação de condições para o bem-estar dos reclusos.

José Viana falava à impressa após uma visita a cadeia regional de Santo Antão, localizada na Ponta do Sol, município da Ribeira Grande, com uma equipa técnica da Provedoria de Justiça para se inteirar do funcionamento deste estabelecimento prisional.

Segundo o comissário da CNDHC, um dos objectivos dessa missão técnica era fazer o seguimento das recomendações deixadas pelo provedor de Justiça em 2022, José Carlos Delgado, aquando da sua última visita a Santo Antão.

Objetivos por cumprir 

Entretanto, a mesma fonte considerou que “nem todos” os objectivos foram compridos, mas salientou que tem havido melhorias.

“Constatamos um conjunto de transformações que essa cadeia tem vindo a ter a olhos vivos. Podemos constatar a colaboração de todos os reclusos nessa transformação, portanto eles têm dado o seu trabalho, esforço para que essa cadeia tenha melhores condições de absorção e também de vivência entre eles cá dentro”, pontuou.

Uma dessas melhorias destacadas por José Viana é requalificação de algumas celas que foram “devidamente modificadas”, nomeadamente com a introdução de casa de banho dentro das mesmas.

Desafios 

Apesar de todas estas melhorias, o comissário da CNDHC salientou que ainda há desafios que têm a ver com a melhoria de todo o espaço da cadeia.

“Segundo o director da cadeia ainda existem alguns desafios para serem vencidos, sobretudo a própria remodelação do espaço físico da cadeia, para oferecer melhores condições de estadia e também contribuir para o bem-estar dos reclusos”, afirmou.

José Viana sublinhou que saiu da visita com uma “ideia muito positiva” e agradou a maneira e forma que o director da cadeia regional de Santo Antão tem programado e dirigido essa unidade prisional.

C/ Inforpress 

PUB