Cape Verde
This article was added by the user . TheWorldNews is not responsible for the content of the platform.

Mercado automóvel: Multimarcas diversifica oferta de eléctricos

Para responder e contribuir para a diversificação das ofertas de viaturas ecológicas, a Multimarcas, uma das empresas abrangidas pelo programa de Promoção da Mobilidade Eléctrica de Cabo Verde (ProMEC), lançou esta quarta-feira,27, quatro novos modelos. A procura, garante o proprietário Rui Teixeira, é grande, e a tendência é para aumentar ainda mais. Praia, Sal e São Vicente são as ilhas que mais compram.

A mobilidade eléctrica começa a ser uma realidade presente já na vida de muitos cabo-verdianos. Se há cerca de três anos quando foi lançado, o ProMEC, começou a contar com a adesão principalmente de instituições e empresas, hoje, há cada vez mais particulares a aderirem às viaturas 100% eléctricas, mais económicas e amigas do ambiente.

Precisamente para dar resposta à procura de mercado e contribuir para a diversificação das ofertas de carros eléctricos, a Multimarcas, uma das seis concessionárias parceiras do ProMEC, acaba de lançar quatro novos modelos no mercado voltados mais para a gama média-alta, incluindo um Tesla Y, que dominou as atenções durante o lançamento. A um dos carros mais cobiçados do mundo, com tecnologia de ponta, juntam-se, igualmente, os inovadores Volkswagen ID.6XPro, o Honda NS1 e o Toyota BZ4X.

“Geralmente as pessoas têm uma noção que as viaturas eléctricas são de pequena dimensão, com poucos lugares, mas não. Nós temos uma gama de viaturas grandes, diria de luxo, e decidimos trazer estes modelos porque o mercado cabo-verdiano tem capacidade para os consumir”.

“Grande investimento”

Há quase seis anos no mercado, quando surgiu o ProMEC, a empresa interessou-se logo pelo programa e não hesitou em investir em viaturas 100% eléctricas desde o início do mesmo. Um “grande investimento”, que se tem traduzido numa aposta ganha.

“As viaturas elétricas representam uma grande fatia da nossa facturação e para nós é um mercado muito atrativo”, explicou ao A NAÇÃO Rui Teixeira, proprietário da empresa.

Santiago (Praia), Sal e São Vicente são as ilhas com maior demanda no mercado e os incentivos parecem estar a surtir efeito.

“O Governo começou com incentivos de seis mil euros, sensivelmente 666 mil contos, agora houve uma redução para 5mil e 500 euros porque estão a reduzir à medida que se vai avançando. Associado a esse incentivo há clientes a poupar entre 800 e 900 mil escudos na compra da viatura”.

Preços para diferentes bolsos

Os preços disponíveis pelo menos nesta concessionária, para os carros 100% eléctricos variam entre os 1.698 mil escudos, a mais acessível, já com o incentivo, e a mais cara, dentro do ProMEC vai até os cerca de 5.400, já com o incentivo, o limite de preço da viatura para ser abrangido pelo programa. Mas há gamas ainda mais altas que são vendidas, mesmo não sendo cobertas pelos incentivos.

O facto é que dos novos modelos acabados de chegar já há várias viaturas vendidas. “Acabaram de chegar, há três dias, 20 viaturas e já estão completamente vendidas. Vamos apenas por a matrícula e entregar aos clientes. Temos viaturas a caminho, no alto mar, algumas já reservadas e hoje (quarta-feira,27) já fizemos encomendas de outros modelos, de outras cores que os clientes querem”.

A procura deve-se não só aos incentivos, mas também há maior consciencialização ambiental, ao consumo muito mais reduzido e ao conforto que as viaturas eléctricas oferecem. “Uma viatura destas não tem óleo, não tem filtros, e as manutenções são de seis em seis meses, ou a cada 20 mil quilómetros, enquanto nos convencionais é de 5 mil em 5 mil quilómetros”.

A parceria com a ProMEC, que termina em Junho de 2025, é para continuar, até porque acredita que o mercado vai atingir o seu auge de crescimento nos próximos anos, pelo que defende a sua continuidade do programa. “A procura, não tenho dúvidas, vai aumentar ainda mais”.

Clientes aplaudem

Quem também partilha da opinião que o mercado dos eléctricos vai continuar a crescer são os clientes e consumidores.

Inowese Ferreira, Director- Geral da Unitel T+, empresa cliente da Multimarcas não tem dúvidas que o futuro é a mobilidade eléctrica. “É uma empresa inovadora e está a trazer para o público cabo-verdiano a possibilidade de termos marcas mundialmente conhecidas”, elogiou.

A Unitel T+ tem em curso o programa de mobilidade eléctrica e está a fazer a troca de 15 viaturas da sua frota durante este ano. “Isso representa cerca de 30% da frota, e, no próximo ano, vamos chegar aos 50. Mas o objectivo é, até 2025, termos 100% da frota eléctrica.

Também José Serra, administrador do Banco Interatlântico (BI), marcou presença no lançamento, garantindo que o BI tem já também duas viaturas eléctricas na sua frota. Esse responsável realçou a importância destas viaturas amigas do ambiente e mais económicas, no contexto de desenvolvimento do país.

“Faz todo o sentido em Cabo Verde, onde as distâncias são reduzidas e a autonomia dos veículos eléctricos permite cobrir as distâncias que habitualmente aqui se percorrem. Todas as iniciativas que poderem reduzir a componente custo de utilização, quer a componente de redução das emissões de carbono são positivas e em Cabo Verde temos um ecossistema preparado para fomentar a adesão aos eléctricos, com o actual enquadramento de incentivos que existe”, finalizou.

Publicada na edição semanal do jornal A NAÇÃO, nº 839, de 28 de Setembro de 2023

PUB