Cape Verde
This article was added by the user . TheWorldNews is not responsible for the content of the platform.

Escolas Porto Novo Basket e Djarmai Basket ‘Edy Tavares’ unem-se na promoção do basquetebol

As escolas Porto Novo Basket, de Santo Antão, e Djarmai Basket ‘Edy Tavares’, da ilha do Maio, rubricaram, Sábado, 2 de Setembro, em Porto Novo, um protocolo visando a promoção e massificação do basquetebol em Cabo Verde. Um dos objectivos desta iniciativa é a criação de uma rede de escolas de iniciação ao basquetebol no país.

O responsável da escola Djarmai Basket ‘Edy Tavares’, Fernando Frederico, explicou que este protocolo, assinado no âmbito de um intercâmbio com a escola do Porto Novo Basket, se enquadra no âmbito de uma estratégia das duas agremiações desportivas, visando promover em Cabo Verde a criação de uma rede de escolas de basquetebol.

A massificação da prática do basquetebol nas ilhas de Santo Antão e Maio constitui outro propósito de um protocolo de cooperação, no âmbito do qual se prevê a realização de um campus de basquetebol em Santo Antão com a presença do internacional Edy Tavares.

Intercâmbios desportivos e de troca de experiências

Além de “unir esforços com vista a massificação do basquetebol” através da formação, competições internas e de promoção do basquete de rua nestas duas ilhas, as escolas do Porto Novo Basket e Djarmai Basket Edy Tavares comprometem-se, ainda, no âmbito do protocolo, realizar intercâmbios desportivos e de troca de experiências.

As duas escolas que estiveram no último fim-de-semana em intercâmbio na cidade do Porto Novo marcado pela realização de um jogo entre as equipas de sub-18 do Porto Novo Basket e Djarmai Basket Edy Tavares, prometem ainda “unir esforços” na mobilização de apoios e parceiros “em prol das suas escolas”.

O protocolo prevê, ainda, a promoção de ações de cariz social pelas duas escolas a favor de crianças e jovens oriundas de famílias pobres e divulgação da modalidade junto das comunidades.


Porto Novo Basket: 22 anos dedicados ao basquetebol

Recorde-se que a equipa Porto Novo Basket é a actual campeã regional de Santo Antão de basquetebol sénior masculino e igualmente vencedora do torneio de abertura nessa categoria.

Fundado em 2001, Porto Novo Basket é um clube de Santo Antão que se dedica exclusivamente ao basquetebol. Conta, desde de 2009, com uma escola com várias dezenas de atletas nos escalões iniciados e júnior (7 a 12 anos) e no mini-basquete (13 a 18 anos).

O clube já conquistou vários campeonatos regionais nos escalões sénior e júnior, sendo ainda de destacar troféus alcançados a nível nacional.

Escola Djarmai Basket Edy Tavares

A escola Djarmai Basket Edy Tavares foi criada em 2021 pelo maense e internacional cabo-verdiano, Edy Tavares, que milita no Real Madrid de Espanha.

“A intenção é que as pessoas se acostumem a jogar basquetebol e ganhem amor pela modalidade. Há que cultivar a prática desde a infância, para que os miúdos possam decidir se querem fazer do desporto a sua vida, seja no basquetebol ou noutras modalidades”, afirmara Edy Tavares por ocasião da criação da escola.

Desde então, a escola Djarmai Basket Edy Tavares vem-se tornando uma referência a nível nacional, quer através da participação nas mais variadas provas como na promoção de intercâmbios em diversos pontos de Cabo Verde.

C/Inforpress

PUB