Cape Verde
This article was added by the user . TheWorldNews is not responsible for the content of the platform.

Presidente da Alemanha visita Cabo Verde na terça-feira

Cabo Verde recebe, na terça-feira, 3 de Outubro, uma visita de Estado de dois dias do Presidente da República Federal da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier. O chefe de Estado alemão, que passará por Santiago e São Vicente, vai ser condecorado com a Ordem Amílcar Cabral, Primeiro Grau, em reconhecimento ao seu “empenho pessoal em elevar as especiais relações de amizade e cooperação” com Cabo Verde.

A visita acontece a convite do Presidente da República, José Maria Neves, no quadro das relações de amizade, fraternidade e cooperação estabelecidas há longa data entre os dois países conforme nota da Presidência da República.

Esta é a primeira vez que um chefe de Estado alemão visita Cabo Verde, o que, segundo a mesma fonte, demonstra a vontade dos dois Chefes de Estado em elevar a um patamar superior a importante cooperação bilateral entre os dois países, vigente particularmente nas áreas económica, científica e de capacitação dos recursos humanos, com foco nas energias renováveis, alterações climáticas, turismo e formação de quadros.

“Um dos mais antigos e constantes parceiros do desenvolvimento de Cabo Verde, a Alemanha tem sido, efetivamente, um amigo e firme apoiante do povo cabo-verdiano, inclusivamente desde os idos períodos da Luta de Libertação Nacional, na altura sobretudo sob a ação da própria sociedade civil alemã”, sublinha.

A excelência da cooperação entre Alemanha e Cabo Verde destaca-se, frisa o gabinete presidencial, também no domínio da investigação oceanográfica e atmosférica, com a edificação, em 2006, do Centro de Investigação Oceanográfica do Mindelo, fruto de uma parceria estratégica entre o Ministério Federal Alemão para a Educação e a Investigação.

Condecoração

No quadro desta visita de Estado e em reconhecimento ao seu empenho pessoal em elevar as relações de amizade e cooperação entre a República Federal da Alemanha e Cabo Verde, o Presidente alemão receberá das mãos do Chefe de Estado cabo-verdiano as insígnias da mais elevada condecoração, a Ordem Amílcar Cabral, Primeiro Grau, conforme  Decreto Presidencial no 22/2023, de 19 de Setembro.

A Visita de Estado de Frank-Walter Steinmeier, que abarca as ilhas de Santiago e São Vicente, inicia-se na quarta-feira com o acolhimento pelo homólogo cabo-verdiano e as Honras Militares no Palácio do Presidente da República, seguindo-se um encontro entre os dois Chefes de Estado e um encontro alargado entre as delegações dos dois países.

O programa no Palácio do Presidente da República prossegue com a cerimónia de condecoração do Presidente alemão e uma Conferência de Imprensa Conjunta, no Salão 5 de Julho.

Chaves da Praia

Ainda durante a manhã de quarta-feira, o Chefe de Estado alemão recebe as Chaves da Cidade da Praia, nos Paços do Concelho, desloca-se ao Memorial Amílcar Cabral para homenagem com a deposição de uma coroa de flores, é recebido na Assembleia Nacional em Sessão Especial, e efetua uma visita de cortesia ao Primeiro Ministro, Ulisses Correia e Silva.

À tarde será promovido um encontro com representantes da Sociedade Civil cabo-verdiana, além de uma visita aos Monumentos e Sítios Históricos da Cidade Velha, Património da Humanidade.

Deslocação a São Vicente

O segundo dia da visita será inteiramente dedicado a São Vicente, com visitas ao Centro Oceanográfico do Mindelo e ao Observatório Atmosférico de Cabo Verde, dois marcos importantes da cooperação alemã.

Na ocasião, os dois Presidentes vão lançar a Primeira Pedra para a construção do novo edifício do Laboratório do Observatório do Ambiente de Cabo Verde.

O Chefe de Estado da Alemanha deixa Cabo Verde na tarde de quinta-feira, depois de um encontro restrito com o Presidente da República, no Palácio do Povo, no Mindelo, onde também acontecem os cumprimentos de despedida, com Honras Militares.

PUB