Cape Verde
This article was added by the user . TheWorldNews is not responsible for the content of the platform.

Campeonato Inter-ilhas de Futsal Feminino: Selecção de São Vicente conquista título de Campeã Nacional e “arrasa” nos troféus individuais

A selecção feminina de futsal de São Vicente sagrou-se esta Segunda-feira, 04 de Setembro, campeã da primeira edição do Campeonato Inter-ilhas de Futsal Feminino que decorreu na ilha da Boa Vista desde 27 de Agosto. As são-vicentinas, que na final venceram a selecção do Sal por 5-4, também conquistaram a maiorias dos prémios individuais.

O golo da vitória da selecção de São Vicente aconteceu no último minuto do segundo tempo de compensação através de Djúa, que, recorde-se, já tinha marcado dois golos pela equipa são-vicentina.

Os restantes dois golos da selecção de São Vicente nesta final foram marcados por Aicha Lopes, apelidada de “Furacão” pelos adeptos, e que também acabou por ganhar o troféu de Melhor Jogadora desta primeira edição do Campeonato Inter-ilhas de Futsal Feminino.

Os golos da selecção da ilha do Sal foram marcados pelas jogadoras Kellisa (um golo), Lory (dois golos) e Nely (um golo).

Selecção de São Vicente venceu todos os jogos

Na final da partida, a treinadora da selecção de São Vicente, Ermelinda Ferreira, em entrevista aos jornalistas considerou que foi um jogo entre duas “grandes equipas” que lutaram até à final, mas o que conta são os golos.

“Graças a Deus estávamos em vantagem de um golo. Estou extremamente contente, não tenho palavras para descrever a minha equipa. Viemos com tudo e graças a Deus vamos com a taça”, disse Ermelinda Ferreira, agradecendo à equipa técnica e realçando o facto de terem saído do torneio apenas com vitórias nos jogos da competição.

A mesma agradeceu aos são-vicentinos, aos que residem na ilha da Boa Vista e apoiaram a equipa, ao grupo de oficialização de futsal em Cabo Verde, e ao Núcleo de Futsal Boa Vista pelo trabalho “extraordinário” que fizeram para realizar o torneio.

“Sabemos que não é fácil, mas os organizadores fizeram acontecer e atingimos o nosso objectivo. Foi um trabalho árduo que começámos em São Vicente e demos continuidade na Boa Vista, e acreditamos no mesmo e quando isso acontece não há nada que é impossível. Hoje demos luta e em vários momentos desequilibrámos, mas pensamos no que nos fez vir cá”, congratulou-se, agradecendo mais uma vez aos que apoiam o futsal feminino de Cabo Verde.

Prémios individuais conquistados por São Vicente

A selecção feminina de futsal de São Vicente levou para Mindelo a maior parte dos troféus

individuais, a ilha de São Vicente, nomeadamente a Melhor Jogadora (MVP) da Final (Djuan), a Guarda-redes Menos Batida (Kaly), a Melhor Jogadora do Torneio (Aixa), a Melhor Treinadora (Ermelinda Ferreira), sendo ainda de destacar o prémio de Fair Play conquistado pelo conjunto da equipa.

Destaque do Campeonato Inter-ilhas de Futsal Feminino:

– Melhor Jogadora (MVP) da Final – Djuan – Selecção do Sal

-Jogadora Revelação e Melhor Marcadora – Raissa Afonso – Selecção de Santiago – 10 golos

-Guarda-redes Menos Batida – Kailane Rocha – Selecção do Sal

-Melhor Jogadora do Torneio – Aicha Lopes – Selecção do Sal

-Melhor Treinadora – Ermelinda Ferreira – Selecção do Sal

-Equipa Fair Play – Selecção do Sal

-As cinco melhores jogadoras: Kailane, Varsénia e Aiha (Selecção de São Vicente), Maisa e Raisa (Selecção de Santiago)

Prova dividida em dois grupos

 A prova está dividida em dois grupos, A e B. Do grupo A fazem parte as selecções da Boa Vista, Santo Antão, São Nicolau e da ilha de Santiago. O grupo B integra as selecções de São Vicente, Fogo, Sal e da ilha da Brava.

Devido à desistência da selecção da Ilha do Maio, a organização acabou por optar por formar apenas dois grupos em vez dos três inicialmente previstos.

A primeira edição do Campeonato Inter-Ilhas de Futsal Feminino em Cabo Verde, que decorre na ilha da Boa Vista até 04 de Setembro, é organizada pelo movimento “Juntos Pela Oficialização do Futsal em Cabo Verde”.

“Futsal na prevenção do cancro da mama”

O Campeonato Inter-Ilhas de Futsal Feminino tem como lema “Futsal na prevenção do cancro da mama” e, de acordo com a organização, o apelo é focado na prevenção da doença.

“Sejam a vossa maior e melhor inspiração, cuidem-se e nunca desistam dos vossos sonhos, queremos vê-las a brilhar na seleção cabo-verdiana de futsal”, alerta o movimento “Juntos Pela Oficialização do futsal em Cabo Verde”.

O Campeonato Inter-ilhas de Futsal Feminino conta com a parceria da Câmara Municipal da Boa Vista e do núcleo de futsal da ilha, filial do movimento “Juntos Pela Oficialização do Futsal em Cabo Verde” e responsável por receber a competição e tratar de toda a parte logística e fazer com que a competição decorra sem sobressaltos.

Movimento “Juntos pela Oficialização do Futsal em Cabo Verde”

Criado em 16 de Julho de 2021, o movimento “Juntos pela Oficialização do Futsal em Cabo Verde” pretende sensibilizar os jovens para a prática da modalidade, bem como contribuir para um estilo de vida saudável.

PUB