Cape Verde
This article was added by the user . TheWorldNews is not responsible for the content of the platform.

Agentes da Polícia Nacional de Santo Antão exigem melhores condições laborais

Um grupo de agentes da Polícia Nacional (PN) das esquadras da Ribeira Grande e da Ponta do Sol, em Santo Antão, exigiram hoje “melhores condições” laborais e “dignificação” da classe. Os policiais, que pediram para não ser identificados por “temerem represálias e processos disciplinares”, caracterizaram a situação laboral dos efetivos das esquadras da Ponta do Sol e da Ribeira Grande de “crítica”.

“Trabalhar 24 horas com uma única pessoa na esquadra e apenas duas fazem patrulha, temos medo de algum dia acontecer o pior e isso está a ficar cada vez mais preocupante porque nem a tutela, nem a cúpula está a fazer nada, e têm conhecimento do que se está a passar”, alegaram.

As mesmas fontes relembraram que na altura do Festival Baía das Gatas, em São Vicente, enviaram alguns agentes do comando de Santo Antão e as esquadras trabalharam com dois efetivos durante 24 horas, situação que consideram “caricata”.

Ainda em São Vicente, os agentes alegaram que os colegas foram “maltratados” e que as refeições eram servidas em “péssimas condições e fora de hora”.

Sindicato diz ter conhecimento dos factos e inclusive já as expôs ao ministro da tutela, mas até agora “nada foi resolvido”

Relativamente às viaturas de serviço, os agentes apontaram que as mesmas se encontram “em péssimo estado” e denunciaram vistorias que não são feitas “há muito tempo”.

“Estamos a trabalhar com viaturas velhas, a da Esquadra da Ponta do Sol já andou quase 500 mil quilómetros, trabalha dois dias e nas restantes da semana vai para oficina” , frisou.

Quanto ao fardamento, os agentes salientaram que as instituições “não lhes dão uniforme a tempo e horas, e se a dão o fazem peça por peça”.

“Já não podemos estar a aguentar tais situações, por isso exigimos que tomem iniciativas urgentes, pois tais brincadeiras já não estão a dignificar a classe”, acentuou.

Sinapol a par de tudo

A Inforpress contactou o membro da comissão de gestão do Sindicato Nacional da Polícia (Sinapol) em Santo Antão, Anderson Medina, que afirmou que o sindicato tem conhecimento dos factos e inclusive manteve um encontro ‘online’ em meados de fevereiro com o ministro da tutela sobre a situação dos agentes em Santo Antão, mas até então “nada foi resolvido”.

“Na altura o ministro mostrou-se disponível em resolver estas situações, como o caso de carga horária e progressão, de entre outros assuntos, mas até então nada foi feito. Estamos ainda a pautar pelo diálogo, entretanto não descartamos avançar com outros métodos de luta futuramente”, vincou Anderson Medina.

A Inforpress tentou igualmente falar com o comandante regional da PN em Santo Antão, José Lima, mas tal ainda não foi possível.

C/ Inforpress

PUB