Cape Verde
This article was added by the user . TheWorldNews is not responsible for the content of the platform.

Cabo Verde e Estados Unidos analisam na cidade da Praia cooperação entre os dois países e aspectos da política externa

A embaixadora dos Estados Unidos junto das Nações Unidas, Linda Thomas-Greenfield, e Rui Figueiredo Soares, Ministro dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde, analisaram esta Terça-feira, 5, na cidade da Praia, os principais aspectos da cooperação entre os dois governos. Os dois diplomatas também acertaram posições a nível da política externa.

Na ocasião, Linda Thomas-Greenfield elogiou a posição de Cabo Verde na guerra da Rússia contra a Ucrânia e, por sua vez, Rui Figueiredo Soares agradeceu o apoio à candidatura de Cabo Verde a membro do Conselho dos Direitos Humanos das Nações Unidas.

O encontro com o ministro cabo-verdiano aconteceu pouco antes da diplomata americana ser recebida pelo Presidente de Cabo Verde, José Maria Neves.

EUA empenhados em alargar relações bilaterais com Cabo Verde

Os dois diplomatas debateram temas vários, como os desafios regionais e globais comuns, os conflitos em África, as mudanças climáticas, o combate ao crime transnacional, os esforços de manutenção da paz, a segurança marítima, a pesca ilegal e outras ameaças marítimas no Oceano Atlântico.

“É muito bom estar de volta a Cabo Verde, estive aqui há um ano. Hoje estou aqui para reafirmar a relação bilateral entre os dois países e reiterar que os Estados Unidos estão empenhados em alargar estas relações bilaterais e empoderar as democracias, como as de Cabo Verde, baseadas nos valores pelos direitos humanos”, afirmou Thomas-Greenfield na conferência de imprensa, na qual reafirmou os valores partilhados relativamente aos compromissos e obrigações coletivas delineados na Carta das Nações Unidas e na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Elogio à posição de Cabo Verde sobre a invasão da Ucrânia pela Rússia

Uma nota divulgada pela Missão dos Estados Unidos junto das Nações Unidas acrescenta que a embaixadora “felicitou Cabo Verde pelo seu progresso na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e elogiou o país “pela sua posição clara e consistente de oposição à invasão ilegal da Ucrânia pela Rússia”.

A antiga sub-secretária de Estado para Assuntos Africanos considerou que devido às múltiplas crises e conflitos que afetam alguns países do continente, “há a necessidade do reforço das democracias” e manifestou a sua preocupação com a situação no Gabão, Níger, Burkina Faso e Chade.

Cabo Verde destaca laços históricos de amizade com os EUA

O chefe da diplomacia cabo-verdiana destacou, por seu lado, os laços históricos de amizade que remontam há mais de 200 anos e as frutíferas relações entre Cabo Verde e os Estados Unidos.

“Enfatizamos a importância desta relação para ambas as nações, especialmente a nível da segurança, no contexto da cooperação no atlântico, e destacamos a importância da cooperação no domínio da segurança na região e a necessidade de uma cooperação próxima, especialmente para abordar a segurança marítima e o combate ao terrorismo”, disse Rui Figueiredo Soares, reiterando que o seu país “quer continuar a ser um parceiro útil na sub-região”.

O ministro agradeceu os Estados Unidos pelo apoio à candidatura de Cabo Verde a membro do Conselho dos Direitos Humanos das Nações Unidas para o período de 2025-2027.

Na capital do país, Linda Thomas-Greenfield vai encontrar-se ainda com os ex-bolseiros do programa YALY, agora denominado Washington Mandela Fellowship, que, segundo ela, tem contribuído para a formação de jovens líderes africanos.

C/ Voa Portugês

PUB