Cape Verde
This article was added by the user . TheWorldNews is not responsible for the content of the platform.

A três dias da manifestação: rede das associações comunitárias da Praia apela à participação massiva

A rede das associações comunitárias e movimentos sociais da Praia (RACMS) tem estado apelar à movimentação cívica pacífica, na cidade da Praia, em prol de um direito que consta na Constituição da República, ou seja, o direito à manifestação. A manifestação acontece esta sexta-feira,19, pelas 16h na Praia. 

A RACMS diz que tem estado a mobilizar a sociedade civil para uma manifestação geral, no próximo dia 19 de Agosto, 16h, na Praça Alexandre Albuquerque, desmarcando-se de qualquer tentativa de politização partidária deste movimento cívico. 

“Continuamos nas ruas informando às pessoas do porquê do #StaduDiNason e colocando cartazes com recursos dos cidadãos que livremente quiseram colaborar. Nada pela via do estado ou dos partidos. A manifestação ordeira e pacífica é cidadã, não aceita nem manipulação nem condicionalismo!”, escreveu o movimento nas redes sociais. 

O estado da justiça e insegurança, evacuações, transportes, desemprego e bloqueios na governação devido a quizilas partidárias são alguns dos motivos que vão levar estas associações à rua. O apelo é, contudo, nacional.

“A situação na Cidade e no país é cada vez mais insustentável para os cidadãos, sobretudo aqueles que dispõem de escassos recursos financeiros”, começa por explicar a RACMS, na sua página oficial das redes sociais, para justificar os motivos que estão por detrás desta luta pacífica.

Como já tínhamos dado conta, em notícia anterior, publicada aqui, esta rede conta com 40 associações engajadas e pretende fazer ouvir a sua voz de insatisfação contra uma série de problemas que afectam a capital, mas também o país, no geral, como o caso das evacuações e ligações inter-ilhas.

Nas redes sociais, este movimento tem reiterado que não existe qualquer motivação ou grupo político por detrás da manifestação.

“Aceitem a realidade da democracia que dita que o povo tem voz além do dia da votação senhores!!!”, escreveram.

O apelo ao engajamento da sociedade civil tem sido constante.

“Bo ke pa demokrasia e liberdadi é bu oportunidadi manifesta ku nos!”. Ou seja, “tu que és pela democracia e liberdade, é tua oportunidade de te manifestares conosco”, apelam

Melhorar bem estar da cidade

Desde o dia de lançamento da manifestação, esta rede assumiu-se como um espaço de articulação e reflexão, com o principal objetivo de contribuir para a construção colaborativa de uma “agenda comum voltada para a emancipação”, mas também para conferir “maior dignidade e melhoria contínua do bem estar na cidade, com enfoque nas pessoas e famílias expostas à injustiça social”.

Neste contexto, dizem, mais uma vez, convocar “todos” os praienses e a “nação em geral” para uma manifestação pacífica – “Stadu di Nason”, sob o lema “Sima nu sta nu ka podi fika”.

A questão da (in) segurança e situação da justiça, saúde e evacuações, desemprego, precariedade laboral e desigualdade salarial, a situação dos transportes (marítimos e aéreos) a ineficiência e intransparência na gestão da coisa pública e os bloqueios no processo de governação devido a interesses partidários são os motivos que estão por detrás desta manifestação.

A manifestação está marcada para o dia 19 de Agosto com concentração às 16h na praça Alexandre Albuquerque, no Platô, Praia.

De notar que também ontem, na cidade da Praia, vários cidadãos da ilha Brava se manifestaram na capital, chamando atenção especialmente para o problema das condições de saúde e de transporte na ilha das flores. 

O foco foi a questão das evacuações precárias, depois da morte a lamentar do jovem adolescente emigrante nos Estado Unidos, conhecido por Djonny.

PUB